Na próxima terça-feira (15), inicia no SESC Vila Mariana, em São Paulo, a Exposição “EntreMeadas” com cerca de 60 obras inéditas de artesãs de todo o Estado de São Paulo. Dentre as escolhidas está a olimpiense Odete Coradini, que levará obras de trançado estrela, típico da Estância Turística de Olímpia.

A artista é atuante no projeto Ação Cultural ABECAO com essa arte do trançado, multiplicando a técnica para beneficiários da entidade, uma vez que a arte se encontra em extinção, mas é um dos compromissos da ABECAO levar adiante esse projeto.

O trançado estrela é uma técnica artesanal, descoberta e desenvolvida por um grupo de mulheres de Olímpia, e consiste na confecção de produtos a partir da palha do milho. Com a mostra, o artesanato olimpiense vai ganhando destaque e levando a cultura do município para novas regiões.

A mostra, idealizada pelo SESC São Paulo, tem como intuito destacar o artesanato brasileiro desenvolvido por mulheres e valorizar o patrimônio cultural e fonte de geração de renda. Ao todo, estarão expostos trabalhos de 14 cidades paulistas, sendo elas: Carapicuíba, Atibaia, Olímpia, Cananeia, Bertioga, São Bento do Sapucaí, Miracatu, Bauru, Américo Brasiliense, Guapiara, Eldorado, Tremembé, Bertioga e Osasco.

Com curadoria da crítica e historiadora do design Adélia Borges, a exposição possibilitará ao público explorar as texturas e os materiais utilizados nos artesanatos e contará com bate-papos, oficinas e cursos. Além disso, a mostra “EntreMeadas” também possibilita que associações, comunidades e artesãs tenham seu trabalho reconhecido pelo caráter de transformação social que imprimem em suas localidades.

A abertura da mostra será no dia 15 de outubro, às 19h30. E do dia 16 outubro a 9 de fevereiro de 2020 estará aberta para visitação.  Os interessados podem conferir os trabalhos de terça a sexta-feira, das 10h às 21h30; aos sábados das 10h às 20h30 e de domingos e feriados das 10h às 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here