Diante dos casos de golpes envolvendo alugueis de imóveis, a Imobiliária Rossi, de Olímpia, reforça um alerta aos proprietários e locatários. Esse tipo de fraude, conhecido como “falso aluguel”, ocorre quando golpistas, utilizando documentos forjados, convencem proprietários de sua idoneidade para obter as chaves do imóvel mediante pagamento de caução com cheques sem fundos ou Pix agendado.
Posteriormente, o golpista anuncia o imóvel para locação, coletando pagamentos de garantia de múltiplas vítimas, um esquema que tem se espalhado por todo o país.
Vanessa Zaccheu, Gerente de Locação da Imobiliária Rossi, compartilha algumas medidas preventivas para proteger proprietários contra esses golpes. Segundo Vanessa, “é essencial conduzir as negociações com calma, sem ceder à pressão, o que é uma tática comum entre criminosos para dificultar a verificação de documentos e informações. A entrega das chaves deve ser feita apenas após a compensação do caução, para assegurar a legitimidade do locatário”.
A gerente da Rossi também enfatiza “a importância de observar o comportamento dos interessados e de verificar meticulosamente documentos e formas de pagamento. A inquietação ou agitação ao responder perguntas, assim como a checagem da veracidade de notas e cheques junto à instituição bancária, são pontos cruciais. Além disso, é recomendado obter referências, analisar documentos do interessado e realizar verificações online”.
Para aqueles que já foram vítimas de golpes, a gerente aconselha a imediata comunicação com as autoridades policiais, a fim de registrar um boletim de ocorrência, preservando assim a integridade e segurança do imóvel. É também fundamental verificar se houve alteração nas fechaduras ou dispositivos de segurança do imóvel.
Ao questionar sobre a importância de se recorrer a uma imobiliária, Vanessa destaca a segurança adicional proporcionada por essas empresas no processo de locação. “A Rossi, por exemplo, oferece uma solução completa que inclui desde a administração e vistoria do imóvel até a garantia de recebimento do aluguel, protegendo proprietários contra possíveis fraudes”, assinala Vanessa.
Finalizando, a gerente detalha o procedimento para cadastrar um imóvel para locação na Rossi, ressaltando “a simplicidade, rapidez e segurança do processo, que conta com o apoio de uma equipe dedicada e a elaboração de fotografias profissionais do imóvel, assegurando uma experiência otimizada e confiável para os clientes”.