DA REDAÇÃO — A deputada estadual Letícia Aguiar (PP) esteve em Olímpia nesta sexta-feira (21) para uma série de compromissos voltados à segurança pública e políticas de inclusão. O principal foco da agenda foi a cerimônia de conclusão do curso PGQ – Programa de Gestão pela Qualidade no Atendimento ao Cidadão, com 62 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), na sede da corporação. O Diário transmitiu ao vivo desde a chegada da parlamentar e as falas da cerimônia, confira:

A capacitação, conduzida pelo professor doutor João Alexandre dos Santos, teve como objetivo aprimorar o atendimento à população e a resolução de conflitos de forma mais eficiente e humanizada. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Estudos e Ensino em Segurança Pública e Direitos Humanos.

O evento contou com a presença de representantes de Guardas Municipais da região, vereadores, secretários municipais e da deputada estadual Letícia Aguiar, que preside a Frente Parlamentar pela Valorização das Guardas Civis Municipais em São Paulo.

Letícia com vice-prefeito Márcio Iquegami

O prefeito Geninho Zuliani foi representado pelo vice, Márcio Iquegami. Familiares dos agentes também acompanharam a cerimônia, que celebrou o reforço na qualificação dos profissionais de segurança da cidade.

Durante o evento, Letícia anunciou a destinação de R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar para a compra de novos fardamentos padronizados e equipamentos operacionais. “Estamos garantindo uniformes de maior qualidade, com camisas, camisetas e capas de colete modulares. Segurança começa com quem protege estar protegido”, declarou a deputada.

Ela também destacou que os recursos são fruto de pedido feito pelo vereador Luciano Ferreira. Segundo Letícia, o investimento tem como objetivo “oferecer melhores condições de trabalho para os agentes que atuam diariamente nas ruas, protegendo os moradores e os visitantes de Olímpia”.

Deputada com advogados da categoria, Caio Sanches e Luís Arthur

Outro ponto abordado com ênfase foi o projeto de armamento da GCM local, que atualmente tramita na Câmara Municipal. A deputada elogiou a iniciativa da gestão do prefeito Geninho Zuliani e afirmou que, uma vez aprovada a proposta, irá atuar para viabilizar verba para a aquisição das armas. “Deixo aqui o meu compromisso com Olímpia: após a aprovação do projeto, vamos apoiar com recursos também para armamento. Segurança pública exige estrutura e preparo.”

Letícia com vereador Otávio Hial, representante da Segurança Pública na Câmara

Letícia, que preside a Frente Parlamentar pela Valorização das Guardas Civis Municipais na Assembleia Legislativa, usou o momento para defender a alteração da nomenclatura das GCMs para “Polícia Municipal”. Ela explicou que essa mudança já tem respaldo jurídico do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda enfrenta resistência por parte do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, o que motiva a tramitação da PEC 1/2025.

GCM Israel, deputada Letícia e Luna, do Canil

“A Constituição Federal já permite essa nomenclatura, mas precisamos espelhar a Constituição Estadual. É uma mudança simbólica, sim, mas que tem efeitos práticos: comunica à população o verdadeiro papel da guarda, que já realiza policiamento ostensivo e preventivo nas ruas”, afirmou. “É mais que uma mudança de nome. É um reconhecimento oficial da função que já exercem”, completou.

A deputada relembrou que Olímpia já foi contemplada anteriormente com o envio de armas não-letais, como tasers, e que outras destinações estão previstas. “São quase R$ 10 milhões já destinados para guardas civis em todo o estado. A GCM de Olímpia está entre as beneficiadas, e vamos seguir nesse caminho de valorização.”

Deputada Letícia e o comandante Trindade da GCM Olímpia

Além da agenda com a GCM, Letícia também visitou instituições locais e encerrou o dia no escritório regional de seu mandato, instalado no Boulevard Shopping. “É a forma de estar próxima da população, ouvindo as demandas da cidade e reforçando o compromisso com quem me confiou essa missão. Olímpia me deu quase mil votos e sigo honrando cada um deles com trabalho.”