Durante os três primeiros dias da saída temporária de presos, as forças de segurança de São Paulo recapturaram 416 detentos que descumpriram as condições impostas para o benefício. Destes, 167 foram detidos na cidade de São Paulo e na região metropolitana, representando aproximadamente 40% do total, segundo dados do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
Na região de São José do Rio Preto, onde Olímpia está localizada, 30 detentos foram recapturados. Outras cidades também registraram números significativos de prisões: Ribeirão Preto com 70 recapturas, Sorocaba com 34, Piracicaba com 25, São José dos Campos com 24, Campinas com 23, Presidente Prudente com 17, Santos com 13, Bauru com 11 e Araçatuba com 2.
As condições da saída temporária incluem restrições como permanecer na cidade designada, não sair à noite, evitar bares e boates, e não se envolver em brigas ou outras atividades ilegais. O descumprimento dessas regras resulta em imediata recaptura e retorno ao sistema prisional, conforme normativas da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Sap).
Após a recaptura, os detentos são submetidos a exame pericial no Instituto Médico Legal (IML) antes de serem reintegrados ao sistema prisional. Rodrigo Vilardi, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, ressaltou a vigilância contínua durante esse período. “O Governo do Estado mantém o rigor na fiscalização dos beneficiados pela saída temporária, assegurando o cumprimento das determinações judiciais”, afirmou Vilardi.
A última saída temporária, ocorrida entre 11 e 17 de junho, resultou na recaptura de 677 detentos em todo o estado por violações das condições impostas.