O coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana assumiu o Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), em subs­tituição ao também coronel Humberto Figueiredo.

A ceri­mônia de posse foi no último dia 10, às 10h, no quartel da Avenida Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, em Ribeirão Preto, com a presença do secretário de Estado da Segurança Públi­ca de São Paulo, Magino Alves Barbosa, que aproveitou para instalar o Gabinete Me­tropolitano de Segurança Pú­blica Pública (Gamesp) naquela cidade.

VIATURAS NAS RUAS

Em Olímpia, na última sexta-feira (19), acompanhando o secretário estadual da Educação José Renato Nalini, o coronel concedeu entrevista exclusiva, ao vivo, para o Diário de Olimpia, e  revelou que deseja policiamento preventivo praticamente 24h ou seja, viaturas nas ruas e, segundo ele, “esse foi o pedido que fizemos aos policiais militares de Olímpia e das outras 92 cidades sob a nossa jurisdição”.


“A minha grande missão é colocar viaturas para rodar, policiamento preventivo. É a primeira vez que venho ao Olimpia após a posse como comandante. Venho também conhecer as necessidades de cada região. Infelizmente temos indicadores em vermelho, como de roubo, e isso causa insegurança e insatisfação da comunidade”, disse o comandante ao Diário.

Segundo ele, “eu venho da zona leste da capital paulista e os meus indicadores eram sempre verdes, agora este é o meu desafio no comando do policiamento desta grande região”.

O coronel Pestana disse que, dos 2500 homens que se formarão no próximo dia 25, cerca de 90, pelo menos, virão para reforçar o contingente da região. Quanto à necessidade de viaturas, o comandante do CPI-3, assinalou que o governador deverá liberar cerca de 700 no ano, umas 300 no semestre, e provavelmente haverá esse reforço também na região.

“Eu gasto muito com a manutenção de viaturas, é um custo muito alto e uma burocracia enorme nas licitações, enquanto isso elas ficam paradas”, disse o coronel, revelando: “Eu gasto cerca de 1 milhão por mês nas 1000 viaturas da região”.


O novo comandante desabafa: “Não vai ser fácil, não. Mas estamos aqui para isso, trabalhar e cobrar trabalho de nossos homens”.

Olímpia e 92 cidades

Em comunicado emitido à imprensa, o CPI-3 informa que Pestana é o comandante da Polícia Militar em 93 cidades e 39 distritos com população estimada em 3,83 milhões de pessoas, com a “finalidade precípua de planejamento, co­ordenação, supervisão e apoio aos sete batalhões subordina­dos, responsável pelo policia­mento ostensivo e preservação da ordem pública na região”.

Pestana comanda qua­tro mil PMs que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) através do telefone 190 – são sete mil ligações por dia, em média.

Quando a nova sede estiver pronta, vai cen­tralizar o atendimento do 190, 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu), 193 (Corpo de Bombeiros) e 194 (utilidade pública).

Quem é

O coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana tem notável folha de serviços prestada à se­gurança pública e ao Judiciário, bacharel em Ciências Jurídicas pela Uni­versidade de São Paulo (USP) e complementação de estudos de pós-graduação no Brasil e no exterior.

Com a nova sede, o Copom vai mais que dobrar a quantidade de cidades da região atendidas, de 43 para 93 – mais 40 municípios, alta de 116,3%. Hoje, são cerca de 2,4 milhões de habitantes na área de atua­ção da central, mas esse núme­ro vai saltar para 3,83 milhões.