A saída temporária concedida aos detentos do sistema prisional de São Paulo terminou às 18h desta segunda-feira (23). Durante o período, a Polícia Militar recapturou 829 presos em todo o estado por descumprimento das medidas judiciais. Todos foram reconduzidos ao sistema prisional após a detenção.
Na capital e região metropolitana de São Paulo, foram registradas 331 prisões, representando 39% do total de recapturas.
As outras prisões ocorreram no interior do estado, com destaque para a região de Ribeirão Preto, onde 124 detentos foram detidos desde o dia 17 de setembro.
Na região de São José do Rio Preto, incluindo Olímpia, foram 51 prisões, o mesmo número registrado em Sorocaba.
Outras cidades com números significativos de detenções foram Piracicaba (60), Bauru (47), São José dos Campos (46), Campinas (36), Santos (35), Presidente Prudente (34) e Araçatuba (14).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), desde o início do monitoramento mais rigoroso em junho de 2023, cerca de 2,9 mil detentos foram recapturados por violarem as regras da saída temporária. Esse foi o maior número de recapturados em uma única “saidinha” desde o início da fiscalização intensificada.
Um acordo entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) permite que a Polícia Militar tenha acesso às informações dos detentos beneficiados pela saída temporária. Durante as abordagens, os policiais verificam se as regras impostas pela Justiça, como permanecer na cidade declarada e não se ausentar da residência no período noturno, estão sendo cumpridas.
Em caso de descumprimento, os detentos recapturados são submetidos a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal antes de serem reconduzidos ao sistema prisional.