Dia do Padroeiro em Olímpia, mas sem feriado, hoje também se comemora o dia do policial militar. Não é mais no dia 21 de Abril desde 2017 (leia abaixo).

A data celebra o serviço dos profissionais que arriscam as suas vidas diariamente para cumprir a importante missão de proteger as pessoas, dar cumprimento às leis, combater o crime e preservar a ordem pública.

24 de junho recorda a morte de um militar enquanto reivindicava melhores condições de trabalho.

É assim desde 2017, quando a Lei Nº 13.449, de 16 de junho de 2017 alterou a data comemorativa, até então celebrada no dia 21 de abril.

Por que a data da comemoração foi alterada?

A celebração em 21 de abril (Dia de Tiradentes), prestava homenagem à heroica figura de Tiradentes, que prestou serviços de segurança pública à pátria.

Essa data é incontestável, motivo pelo qual é feriado nacional. Tiradentes é um herói nacional e Patrono da Nação Brasileira.

Em 1997, no entanto, um acontecimento no estado de Minas Gerais fez surgir a necessidade de homenagear um valente cabo, que foi morto ao ser atingido por uma bala perdida enquanto protestava por melhores condições de trabalho.

Valério dos Santos Oliveira tinha 36 anos, era pai de 2 filhos – com 9 e 6 anos, e foi enterrado com honras militares, apesar de não ter morrido em serviço.