A Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Olímpia condenou Walther Aparecido da Silva, o Waltinho na Balada (foto), a pagar uma indenização de R$ 7 mil ao ex-prefeito Eugênio José Zuliani por danos morais. A decisão, proferida nesta quarta-feira (14), resultou de uma ação movida por Zuliani após um comentário ofensivo feito por Silva em uma rede social.

O caso teve início em janeiro de 2024, quando uma charge publicada no jornal O Estado de S. Paulo destacou o investimento destinado à construção de um aeroporto em Olímpia. Em resposta à publicação, o colunista comentou no Instagram: “Aeroporto nem veio e ele já roubou o avião!”.

O ex-prefeito, que alegou ter sua honra e imagem prejudicadas pelo comentário, acionou a Justiça pedindo reparação por danos morais e a proibição de novos comentários ofensivos por parte de Waltinho.

Embora o pedido de tutela de urgência para impedir futuras publicações tenha sido negado, a juíza Alexandre Cesar Ribeiro reconheceu que o comentário de Waltinho “extrapolou os limites da liberdade de expressão, configurando-se como abuso de direito e ofensa à honra”.

Na sentença, a juíza destacou que, “apesar de figuras públicas estarem mais sujeitas a críticas, a publicação feita foi claramente ofensiva e não continha qualquer crítica construtiva ou justificativa de interesse social”. Além da indenização, o tribunal concedeu gratuidade judiciária a Walter Silva.

A decisão é passível de recurso.

O Diário enviou mensagem ao colunista para ouvir o seu lado sobre o caso, mas até o momento não obteve resposta, tão logo chegue, será acrescentada à essa publicação.