DA REDAÇÃO — A Câmara Municipal de Olímpia realiza sessão ordinária nesta segunda-feira (25), a partir das 18h, com destaque para dois projetos que impactam diretamente o funcionalismo público. Um deles prevê reajuste de 5,5% nos salários dos servidores da administração direta e indireta, válido desde 1º de janeiro deste ano. Outro institui a “Gratificação por Assiduidade”, no valor mensal de R$ 100, para servidores que não tiverem faltas nem afastamentos não justificados.

Além dessas propostas, serão discutidos outros sete projetos, que ainda não serão votados definitivamente nesta sessão. Um deles propõe a obrigatoriedade de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estabelecimentos públicos e privados com mais de 50 vagas, além da criação de espaços similares em avenidas e áreas de zona azul.

Também entra em pauta a autorização para que a Prefeitura celebre contratos de naming rights, permitindo que empresas adquiram o direito de nomear espaços e eventos públicos em troca de investimento ou manutenção. Segundo a proposta, o modelo seria adotado por meio de licitação.

Outros projetos tratam da inclusão dos Jogos de Verão no calendário oficial de eventos, da criação da Medalha “Olímpia + Empreendedora” para homenagear iniciativas de destaque no empreendedorismo local, e de alterações no Plano Diretor para preservar características históricas e culturais do entorno da antiga Estação Ferroviária.

Por fim, será lido o projeto do vereador Sargento Barrera que define critérios para a identificação de imóveis abandonados, estabelecendo parâmetros como falta de manutenção, acúmulo de lixo, sinais de deterioração e risco à segurança pública.