DO DIÁRIO — A Câmara Municipal de Olímpia aprovou, na última sessão ordinária, a concessão do título de cidadã honorária à deputada estadual Letícia Aguiar de Brito Resende (foto), parlamentar que foi a mulher mais votada da cidade nas últimas eleições estaduais, com 991 votos.

A homenagem foi proposta pela vereadora Lucimara do Povão por meio de projeto de decreto legislativo aprovado pelos vereadores. O texto reconhece os serviços prestados pela deputada ao município e prevê a entrega da honraria em sessão solene da Câmara.

Vice-líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa de São Paulo, Letícia mantém ligação política com Olímpia por meio do assessor regional Fernando Gaúcho, representante da deputada na região.

Durante a sessão ordinária, a vereadora Lucimara do Povão também citou a presença do assessor regional Fernando Gaúcho no plenário da Câmara Municipal e destacou a ligação política da deputada Letícia Aguiar com Olímpia e a região.

Ao defender a homenagem, Lucimara agradeceu o envio de recursos estaduais ao município e afirmou que a deputada já destinou emenda parlamentar de R$ 100 mil para Olímpia. A vereadora também cobrou melhorias no campo do bairro São José e classificou Letícia Aguiar como “uma grande deputada” durante a manifestação na tribuna.

Desde 2019, Leticia Aguiar tem se consolidado como uma das parlamentares mais atuantes do Legislativo paulista. Ao longo dos dois mandatos, destinou recursos a centenas de municípios do Estado de São Paulo, atendendo hospitais, entidades sociais, guardas civis municipais, escolas estaduais, unidades de saúde e infraestrutura urbana.

Deputada Letícia com o assessor regional Fernando Gaúcho e o apoiador Luís Guimarães, em visita à Câmara Municipal

Atuação política e segurança pública

Eleita deputada estadual com 60.909 votos, Letícia Aguiar construiu atuação política voltada principalmente à segurança pública, pautas conservadoras, causas sociais e defesa das mulheres.

A parlamentar também preside a Frente Parlamentar de Apoio às Guardas Civis Municipais na Assembleia Legislativa, pauta que mantém relação direta com Olímpia, onde a Guarda Civil Municipal atua em operações integradas de segurança e fiscalização.

Entre as principais bandeiras defendidas pela deputada estão a valorização das forças de segurança, combate à violência doméstica, enfrentamento à pedofilia, defesa da família e propostas voltadas à educação cívico-militar.

“Defendo a vida e a família; combato a pedofilia, a erotização infantil, a violência doméstica e a corrupção; defendo as forças de segurança, as causas sociais e a qualidade do ensino público, com colégios públicos cívico-militares e a escola sem partido”, declarou a parlamentar durante agenda política em Olímpia.

GCM Israel, deputada Letícia e Luna, do Canil

Debate sobre mulheres na política

Nos últimos meses, Letícia Aguiar também passou a defender publicamente maior reconhecimento à participação feminina em espaços de liderança e na política.

Segundo a deputada, mulheres que ocupam cargos públicos ainda enfrentam situações de desqualificação, invisibilização e ataques pessoais, mesmo quando apresentam resultados em suas áreas de atuação.

“Machismo, violência intelectual e misoginia ainda fazem parte da realidade de muitas mulheres que decidiram ocupar esse espaço”, afirmou.

A parlamentar também tem defendido políticas de combate à violência contra a mulher e medidas de proteção às vítimas de agressão e feminicídio.

Cobertura de Quadra em Olímpia

Recentemente, Letícia Aguiar também apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando recursos para a cobertura da quadra esportiva da Escola Estadual Francisco Bernardes Ferreira Comendador, no distrito de Ribeiro dos Santos, em Olímpia. A proposta busca melhorar a estrutura da unidade escolar e ampliar as condições para atividades esportivas, pedagógicas e de convivência dos estudantes.

Segundo a deputada, a demanda foi reforçada durante agendas institucionais e em reunião com o secretário estadual da Educação. Letícia afirmou que a cobertura da quadra permitirá mais segurança e melhores condições de uso do espaço pelos alunos, independentemente das condições climáticas.

Essa escola recebeu, recentemente, reconhecimento oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ao ser classificada como “Escola Diamante”, selo concedido às unidades que apresentam desempenho e resultados educacionais de excelência. A conquista motivou um Voto de Congratulações apresentado pela deputada estadual Letícia Aguiar, registrado nos anais da Assembleia Legislativa.

Sessão solene marcará entrega da homenagem

A data da sessão solene para entrega do título ainda será definida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

O título de cidadã honorária é uma das principais honrarias concedidas pelo Legislativo olimpiense e reconhece pessoas que, mesmo não tendo nascido na cidade, mantêm atuação considerada relevante para o município e para a população.