EXCLUSIVO — O futuro secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olímpia será o atual presidente da Câmara, vereador e engenheiro, Luiz Antonio Moreira Salata (PP).

A decisão foi tomada agora de manhã pelo vereador, após ser formalizado o convite no último final de semana pelo prefeito eleito Fernando Augusto Cunha (PR).

O Diário já estava sabendo da movimentação em torno da indicação de Salata há alguns dias. Na segunda-feira passada (12), Cunha chegou a despistar o Diário, quando questionado sobre o nome de Salata para a última Pasta a receber um titular.

Fernando Cunha anunciará, ainda, os diretores dos Distrito de Ribeiro dos Santos, João Paulo, e para Baguaçu, Heleno, ambos candidatos a vereador na última eleição. E para o Fundo Social, a mulher do vice eleito, Carmem Martinez, conhecida por Kuka.

Único vereador reeleito para a futura gestão, no lugar dele ocupará a suplência sargento Tarcísio.

QUEM É SALATA

Nascido em Olímpia, formou-se em Engenharia Elétrica na UNILINS, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho na UNIFEB.

Trabalhou nas empresas Maquigeral Grupo Geradores Ind. Com., na Contrap Controle e Aplicações, com atuação em todos os Estados brasileiros; na Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Educativas, gerenciou a implantação da rede de retransmissão da TV Cultura em todo o interior, quando conheceu a maioria dos municípios paulistas. Foi Vice-presidente, diretor e conselheiro do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), contribuindo para o aperfeiçoamento da comunidade tecnológica, levando o nome de Olímpia aos grandes centros de desenvolvimento. Atualmente trabalha como engenheiro consultor.

Foi reeleito Vereador para o 6ª mandato, considera a atividade política como uma missão para melhorar a vida das pessoas, apresentando o trabalho mais produtivo com o maior número de projetos de leis e proposições, exercendo, inclusive, no Legislativo a Presidência das Comissões de Justiça/Redação e Finanças e Orçamento. Conseguiu nos últimos anos mais de 2 milhões de reais em recursos (620 mil: recapeamento asfáltico, 375 mil assistência técnica para moradia popular, 120 mil: novos semáforos centro da cidade, 150 mil: qualificação profissional para entidade social, 100 mil: Ecoponto, 100 mil: Cidade do Transito e 600 mil reais para os serviços de saúde.

Ocupa pela 2ª vez a Presidência da Câmara, acabou com o recesso parlamentar revigorando a gestão do legislativo com austeridade e responsabilidade, utilizando a tecnologia para modernizar suas atividades e eficiência da Casa de Leis. Em 2015 economizou R$ 503.598,16 e agora em 2016, mais de R$600.000,00, devolvendo à Prefeitura para ser aplicado em programas sociais à população. Como na 1ª gestão que promoveu o aumento de sessões, transmissão ao vivo das reuniões pelo rádio, criação da tribuna livre, funcionamento da Câmara em tempo integral, criou a sessão técnica para discutir e solucionar os grandes problemas da comunidade, também, reabriu as portas do Legislativo para o cidadão participar do processo parlamentar, resgatando a dignidade do olimpiense dentro da Casa do Povo, tornando-a autônoma e independente.

Atua como voluntário em três entidades beneficentes e sociais nos projetos de qualificação profissional (ABECAO – Associação Beneficente, Cultural e Assistencial de Olímpa), na proteção e defesa dos animais (ONG Mi-Au) e na pré-escola (Escolinha Vovó Maria Nazareth), também como Coordenador voluntário do Sistema Integrado de Televisão de Olímpia, conseguiu a torre e equipamentos; cuida da manutenção do SITV, implantou 13 emissoras em canal aberto sem custo algum para o município (SBT-16, Globo-19, TV Mix-21, Cultura-29, RedeVida-31, Record-40, Record News-43, Século XXI-46, RedeTV-48 Novo Tempo-51 e Bandeirantes-58) e 05 Tv’s no sistema digital HD (SBT-16.1, Globo-26.1, RedeVida-31.1, Record-40.1, Band-58.1)

DISTRITO DE RIBEIRO DOS SANTOS

JOÃO PAULO MORELLI, 31 anos, olimpiense, mora no distrito de Ribeiro dos Santos desde o seu nascimento. Atualmente exerce a função de comerciante no próprio distrito. Tem formação em Mecânica de Usinagem na Opportunity, com especialização em Colheita Mecanizada. Seus pais e familiares moram no distrito desde a sua fundação. Na última eleição, teve mais de 60% dos votos dos moradores do distrito para o legislativo.

DISTRITO DE BAGUAÇU

HELENO DA COSTA MENDES, 57 anos, mora há mais de 30 anos do Distrito de Baguaçu. Foi conselheiro tutelar por 5 anos em Olímpia. Trabalhou na Usina Cruz Alta por 15 anos como gerente administrativo na empreiteira responsável pela montagem da Usina.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

CARMEM LÚCIA PARRA MARTINEZ (KUKA), 42 anos, formada em Psicologia pela UNIFIL em Londrina (PR) e especialista em Psicologia do Trânsito. Trabalhou por cinco anos como psicóloga de Trânsito em uma clínica particular em São José do Rio Preto e administrou por dois anos a Clínica Martinez em Olímpia.