DA REDAÇÃO — A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida permanece até sábado (29) no Parque do Peão, em Barretos, após participar da tradicional Missa Sertaneja e de uma procissão luminosa durante a 71ª Festa do Peão de Boiadeiro. A visitação ocorre das 19h à meia-noite, no espaço Expo Culturando.

A programação religiosa foi realizada na segunda-feira (24) e reuniu fiéis, famílias, trabalhadores e visitantes. A imagem veio do Santuário Nacional de Aparecida especialmente para as celebrações em Barretos.

Antes de chegar ao Parque do Peão, a imagem foi recebida ao meio-dia na Catedral do Divino Espírito Santo, durante missa. Depois, seguiu para a capela do Rancho Ponto de Pouso.

Procissão percorreu o Parque do Peão

No início da noite, os fiéis se concentraram em frente ao Memorial do Peão para a Procissão Luminosa. Com velas acesas, acompanharam a imagem até o Rancho do Peãozinho.

No local, o bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, presidiu a Missa Sertaneja. A celebração teve a participação de padres da Diocese de Barretos e do missionário redentorista Luiz Camilo Junior, que atua no Santuário Nacional de Aparecida.

Dom Milton relacionou a permanência da celebração religiosa à própria história da Festa do Peão e à cultura sertaneja.

“Em meio à riqueza da cultura sertaneja, às tradições, à música e ao rodeio, a dimensão religiosa permanece viva, recordando que a fé faz parte da história e da identidade do nosso povo”, afirmou.

Para o bispo, a manutenção da Missa Sertaneja também representa o reconhecimento da religiosidade presente entre famílias, peões, trabalhadores e visitantes que passam pelo Parque durante a festa.

Tradição remonta aos anos 1980

A Missa Sertaneja integra a história da Festa do Peão de Barretos há mais de quatro décadas, embora existam registros diferentes sobre o início da tradição.

Há referências à realização da celebração desde 1983. Outros registros apontam uma missa presidida em 1985 pelo então bispo de Barretos, Dom Antonio Maria Mucciolo, como a primeira Missa Sertaneja vinculada formalmente à programação da festa.

Depois de um período de interrupção, a celebração foi retomada em 2003 e voltou a ocupar espaço na programação religiosa do evento.

Ao longo dos anos, a missa passou a reunir não apenas visitantes, mas também competidores e trabalhadores envolvidos diretamente na Festa do Peão.

Imagem pode ser visitada até sábado

Depois da celebração de segunda-feira, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada para o Expo Culturando, em frente ao Palco Culturando.

A imagem permanece no local até 29 de agosto e pode ser visitada pelo público durante a noite.

Serviço

Data de visitação: até 29 de agosto
Horário: das 19h à meia-noite
Local: Expo Culturando, em frente ao Palco Culturando
Onde: Parque do Peão, Barretos
Visitação: aberta ao público durante o período informado