O prefeito Renato Azeda, de Guaraci, em recente negociação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), intermediado pelo deputado federal Arnaldo Jardim, obteve a promessa de que o nível dos reservatórios da hidrelétrica de Marimbondo, entre Icém e Fronteira (MG), e de Água Vermelha, entre Ouroeste e Iturama (MG), se mantivesse em 40%, atendendo a necessidade do município em suas atividades comerciais e turísticas.

“A expectativa é muito grande para este ano”, disse o prefeito. “Notamos que havia baixado o nível do reservatório enquanto que, pelo lado de Furnas, Capitólio (MG), o nível estava alto, imediatamente acionamos o deputado federal Arnaldo Jardim, reunião virtual com a ONS, ficou acertado que o nosso nível ficará em torno de 40%, o que para nós é satisfatório, mesmo em período de seca”, revelou.

Em entrevista ao Diário, Renato mostrou-se satisfeito na busca do MIT, selo de Município de Interesse Turístico, cujo Plano Diretor de Turismo de Guaraci foi concluído e entregue para o andamento do processo.

Nova Estação de Tratamento de Esgoto

Paralelamente à luta para manter satisfatório o nível dos reservatórios, e a conquista do MIT, uma grande obra deverá ter início em breve, para conclusão em meados do ano que vem: uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, investimentos na ordem de R$ 11 milhões, recursos do Desenvolve SP, Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e contrapartida da Prefeitura de Guaraci.

“O tratamento de esgoto é um problema sério em Guaraci, temos feito melhorias em diversas estações elevatórias, em alguns bairros, já conquistamos uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, a atual está condenada, o que fazemos hoje são paliativos, opera em torno de 60%, aprovado pela Cetesb, sempre queimando bombas, enfim, está vindo uma nova ETE, aguardando a licitação para as obras iniciarem este ano”, revelou Renato.

Quanto ao mau cheiro, o prefeito diz que não se trata propriamente de esgoto e sim a superpopulação de algas, que morrem e deixam no ar esse odor.

“A nova Estação de Tratamento de Esgoto virá para solucionar, quero tranquilizar os moradores do Pedregal, Riviera e até Cohab 4, que sofrem com essa situação, será toda automatizada, e Guaraci é um dos poucos municípios que conquistaram uma nova ETE no Estado de São Paulo. Quero tranquilizar a todos, é uma realidade”, acrescentou o prefeito.

O prefeito concluiu dizendo que busca transformar Guaraci em uma cidade ‘autossustentável, equilibrada ambientalmente, e com uma população e turistas satisfeitos”.