DO DIÁRIO — Guaraci vai integrar o programa estadual Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis. A possibilidade foi discutida durante reunião entre o prefeito Renato Azeda e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Branco, com a articulação do deputado estadual Itamar Borges, um dos principais parceiros da gestão municipal.
Durante o encontro, realizado em São Paulo, o secretário Marcelo Branco orientou a equipe de Guaraci a iniciar a elaboração do projeto técnico para pleitear a inclusão no programa, que prevê investimentos de até R$ 600 mil em infraestrutura urbana sustentável.
A iniciativa, segundo o secretário, representa uma nova etapa da atuação da pasta: “Nossa secretaria tem a missão de melhorar a qualidade de vida. Começamos construindo casas, como sempre foi feito. Mas agora, por diretriz do governador, passamos a trabalhar com planejamento urbano, pensando em soluções coletivas, cidades mais resilientes e melhores para se viver”.
Criado em 2023, o programa Bairro Paulista aposta em tipologias urbanas modulares e sustentáveis. Entre as ações previstas estão infraestrutura verde, soluções de drenagem com bioengenharia, redução da impermeabilização do solo e estímulo à mobilidade e segurança viária. Para Guaraci, portanto, o estudo irá determinar onde e como ações serão aplicadas.
Itamar Borges, que já foi secretário estadual de Agricultura e atualmente está na Assembleia Legislativa, reforçou seu apoio: “Vamos continuar trabalhando por Guaraci. É um programa fantástico, que pode transformar o dia a dia das pessoas com ações práticas e bem direcionadas”.
O parlamentar tem sido presença constante na articulação de projetos e conquistas para Guaraci desde a gestão anterior de Renato Azeda.