DA REDAÇÃO — O Governo Federal reforçou, nesta sexta-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) com a entrega de 789 novas ambulâncias para 559 municípios em 21 Estados. Em São Paulo, 199 veículos foram destinados à renovação e expansão do serviço, contemplando 111 cidades. Entre os municípios beneficiados, Guaraci receberá uma nova unidade para reforçar o atendimento de urgência na região.
A entrega ocorreu durante evento em Sorocaba (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O investimento total é de R$ 243,5 milhões, sendo R$ 59,5 milhões destinados a São Paulo.
Do total de ambulâncias destinadas ao Estado, 188 serão utilizadas para substituição de frota e 11 são Unidades de Suporte Avançado (USA), voltadas para emergências de maior complexidade. Sorocaba será a única cidade a receber duas USAs.
Desde o início da atual gestão, São Paulo já foi contemplado com 369 novas ambulâncias, somando as entregas de 2023 e 2024. Segundo o governo, a meta é alcançar mais de 90% da população até 2026, garantindo maior agilidade no atendimento de urgência.
“Quando resolvi criar o Samu era porque a gente queria evitar que aumentasse o número de mortes e a gente queria diminuir o tempo entre o acidente e a pessoa ser socorrida. É por isso que estamos aprimorando a compra de ambulâncias, modernizando, sofisticando, porque nascemos na política para salvar vidas e é isso que estamos anunciado”, afirmou o presidente Lula.