Francelina Maria de Jesus, a dona Nena, como é carinhosamente chamada, completou 104 anos no dia de São Pedro (29), como ela mesma faz questão de lembrar.

7

O aniversário da moradora mais idosa do Abrigo São João em Guaraci foi comemorado por jovens da Catequese Católica, crianças e os idosos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS-Guaraci, que organizou a festa, além dos assistidos pelo Asilo, jovens da Ordem Demolay, o prefeito Elson Machado, a primeira dama Denise e outros colaboradores da entidade.

5

A festa para dona Francelina teve bolo, refrigerante, grupo de animadores, orações, muita musica e presentes.

4

Nascida em 1913 em Catalão, GO, perdeu os pais ainda na mocidade, quando eles se mudaram para Ituverava, SP. O pai, Raimundo José Fagundes e a mãe, Inês Maria de Jesus, faleceram quando ela era ainda jovem, com pouco mais de vinte anos. Assim, Francelina perdeu o contato com as irmãs mais novas, uma delas ainda criança, que acabou sendo acolhida por outra família. Depois, dona Francelina mudou-se para Guaíra, SP, onde teve o seu primeiro companheiro.

8

Depois da separação, veio para Guaraci, SP, há exatos 64 anos, onde trabalhou como doméstica e também na lavoura e teve outros dois companheiros.

Os casamentos não lhe deram filhos e assim, Francelina se viu sozinha quando chegou à terceira idade.

9

Em 2004, com um quadro severo de catarata, teve que passar por uma cirurgia e como não podia ficar sozinha, foi acolhida no Abrigo São João, e de lá, não mais saiu. Apesar da idade, dona Nena mantém plena lucidez e se lembra de todos os momentos de sua vida. Francelina colabora com os outros internos do Abrigo, e ajuda no que for possível. Muito querida por todos, se diz feliz morando naquela instituição, onde encontrou abrigo e amigos, que mais uma vez, se reuniram para comemorar seu aniversário.

O abrigo São João

Inaugurado em outubro de 1959, o Abrigo São João, ou a Assistência Vicentina de Guaraci, pertencente à sociedade São Vicente de Paulo, é uma entidade de assistência aos idosos, que atende 12 pessoas, sendo 18 no prédio maior e outras 15 nas casas que circundam o abrigo principal. Os internos que podem colaboram com parte das suas aposentadorias ou pensões.

10

Outros são totalmente dependentes da entidade, que vice de subvenções municipais, estaduais e federais, pois é uma entidade de reconhecida utilidade pública. O Abrigo também recebe doações diretas da comunidade e também mantém um sistema de carnês, onde os doadores colaboram com R$ 10 por mês.

Tudo isso, ainda é pouco para as despesas da instituição, que tem 12 funcionários registrados que geram um custo muito alto de encargos, como enfatizam os diretores. O Abrigo de São João de Guaraci está aberto a novos colaboradores e doações.

Serviço

Abrigo São João – Assistência Vicentina de Guaraci

Rua Benjamin Constant, 457 , Centro – Guaraci, SP

Telefone (17) 3815-1543

E-mail – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here