O prefeito Renato Azeda, de Guaraci, inaugurou praticamente uma nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Zuquim, e nesta segunda-feira (1º), os alunos ao retornarem ao ano letivo do segundo semestre, ficaram surpreendidos com o que viram: a transformação de todos os espaços, das salas, banheiros, refeitório, áreas comuns estilizadas com muito verde e colorido, foi, na prática, mais do que uma reforma: foi a construção de uma nova Escola Zuquim, como é conhecida desde a década de 20.

Antiga fachada

Nova fachada com cobertura metálica e térmica para receber alunos e a todos, com acessibilidade

Toda padroniza, reestilizada, com pinturas que atraem os alunos e os motivam ao exercício e ao lúdico

O Diário fez a cobertura ‘ao vivo’ nas redes sociais e registrou em vídeo – faça um passeio pelas novas dependências e confira a cerimônia:

A participação da primeira dama Andrea Azeda foi fundamental no acabamento paisagístico, na escolha de cores, do verde, do visual e nos pequenos detalhes da decoração interna.

Prefeito Renato e primeira dama Andrea em um dos espaços de convivência da EMEF Zuquim

Quem vê a Escola Zuquim ao longe já percebe o muro frontal, todo estilizado e moderno – foram 171 metros quadrados de construção. Também vê os 470 metros quadrados de estacionamento e calçada, com dez vagas para estacionamento de veículos, cinco vagas para micro ônibus e a baia para embarque e desembarque de alunos.

Muros novos, pintura padronizada e colorida, estacionamento e até baia para embarque e desembarque
O antigo estacionamento

Também é visível a construção de 15 metros de rampa de acessibilidade que interliga os pavilhões, assim como a construção de 56 metros quadrados de cobertura térmica metálica, permitindo maior conforto de temperatura interna.

Um pergolado com bancos para descanso – equipamento que veio da própria Prefeitura
Era desse jeito…

A Escola Zuquim ganhou um pavilhão com 221 metros quadrados de área, contendo três salas de aula, um almoxarifado e uma passarela, sem contar banheiros masculinos e femininos, tanto para crianças (inclusive com diferencial para os pequenos, com pias e sanitários mais baixos), em área de 42 metros quadrados.

Sem esquecer, ainda, a construção e adequação de dois sanitários com mais de 26 metros quadrados para professores, que também ganharam uma nova Copa e uma sala dos professores repaginada.

Prefeito Renato Azeda com a diretora municipal de Educação Sumaia Ganej Domingues

Também foi construída uma nova lavanderia com mais de 26 metros quadrados, e com banheiro para funcionários.

Ainda como era a EMEF Zuquim…
Nos pequenos detalhes, o bom gosto da primeira dama Andrea

E o refeitório não foi esquecido: mais de 120 metros quadrados de cuidado e inovação, todo coberto com telha térmica, piso em granilite e projetado para acomodar pista de refeição.

Por falar em telhado, o prefeito Renato Azeda contou que, durante a reforma, descobriu-se que o telhado original estava todo estragado. Daí, não teve dúvida: ordenou a construção de um novo telhado no pátio, com telha térmica metálica, dando mais conforto térmico também. Sem contar o novo piso em granilite no pátio, que é o piso padrão da escola.

Como era a EMEF Zuquim…

E ainda sobre o piso da Escola Zuquim: foram recuperados e reformados de mais de 900 metros quadrados de piso dos pátios descobertos com pinturas em epóxi, emborrachadas, adequadas e resistentes.

As crianças ganharam um novo parquinho, com mais de 180 metros quadrados, todo gramado e cercado para garantir a segurança.

A primeira dama Andrea não poupou a recuperação de mais de 150 metros quadrados de canteiros com grama e plantas.

A EMEF Zuquim não é mais a mesma…

As bicicletas, agora, tem um lugar próprio: um bicicletário.

Na cerimônia, além do prefeito Renato Azeda, discursaram e agradeceram pela modernização da EMEF Antonio Zuquim, o diretor Thiago Feligati e a diretora municipal da Educação Sumaia Ganej Domingues, elogiada pelo prefeito anteriormente no Diário.

Quer conferir? Assista ao vídeo acima, dê um ‘passeio’ pela nova Escola Zuquim, de Guaraci, através das lentes do Diário de Olímpia.