Guaraci recebeu na manhã desta quarta-feira (29), a presença da consultora Claudia Celeguim, da MP Leal Assessoria, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto para transformar a cidade em um “Município de Interesse Turístico”, em audiência pública sobre o tema. Foto aérea Gledson Reis / FotoDrones / Café Vulcão de Minas

“Esse primeiro contato com os profissionais visa despertar a população para a importância do projeto, que vai beneficiar a todos”, disse Vanda Pilotto de Souza, diretora de Turismo de Guaraci.

A consultora destacou em sua palestra que a implementação da indústria do turismo passa por todos os setores da cidade, desde locais para refeições,  hotelaria e até na saúde.

“O turista que aqui estiver e precisar de atendimento médico tem que ser atendido na cidade, seja uma urgência ou emergência”, disse Claudia Celeguim, que destacou ainda  que o município  deve investir em “identidades”, seja na culinária ou mesmo artesanato, para criar produtos e serviços que a façam lembrar do período que visitou a cidade.

Durante o evento, a artesã Antonia Patrocínia Ferreira de Brito expôs alguns dos seus trabalhos.

Participaram da audiência pública, além da diretora de Turismo, a diretora de Educação e Cultura, Lia Mara Secches Fernandes; o presidente do COMTUR, Cleber Campos Figueiredo e outros membros;  o diretor de Meio Ambiente, Guilherme Scaboro da Silva; os vereadores Danilo Monteiro e Marcelo Banana; o chefe Serv. de Conservação, Veículos e Transportes, Wilton Vieira Nardi; representantes de entidades;  funcionários públicos e outros munícipes.

“Outras audiências acontecerão e é muito importante a participação da população em geral, mas especialmente os empresários e comerciantes, que devem colaborar sempre com o projeto, pois serão ao maiores beneficiados”, destacou Vanda Pilotto.