DA REDAÇÃO com Assessoria — A Estância Turística de Olímpia sediou, nesta quarta-feira (26), o 3º Workshop Presencial de Formação Profissional e Empregabilidade no Turismo, reunindo cerca de 300 participantes no Centro de Convenções do Thermas dos Laranjais. O encontro faz parte do programa Academia do Turismo SP, criado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado em parceria com a Prefeitura para capacitar profissionais diante do crescimento da demanda no setor turístico.
Durante o evento, representantes de municípios da região, empresários, estudantes e profissionais do ramo acompanharam painéis com especialistas do meio acadêmico e empresarial, que discutiram as habilidades exigidas pelo mercado e os desafios da empregabilidade no setor. A abertura contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani, do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, do secretário municipal Beto Puttini e do deputado estadual Itamar Borges.
Na ocasião, o governo estadual anunciou a oferta de 120 vagas para cursos presenciais gratuitos de qualificação voltados ao turismo, que serão realizados em parceria com o Centro Paula Souza. As opções incluem Inglês para Recepção, Espanhol para Recepção, Marketing Digital e Recepção e Atendimento. As inscrições serão feitas pelo site www.academiadoturismosp.com.br.
O programa Academia do Turismo SP prevê a oferta de 100 mil vagas em cursos presenciais e online até 2026, abrangendo áreas como hospitalidade, eventos e gestão, em 100 municípios paulistas. A iniciativa também inclui incentivo à pós-graduação e ações voltadas à inclusão e empregabilidade.
Durante o workshop, foi lançado o Observatório Municipal do Turismo, com o objetivo de acompanhar e analisar a atividade turística em Olímpia e na região. Segundo a legislação que instituiu o órgão, ele será formado por pesquisador, professor ou turismólogo da Secretaria Municipal de Turismo. As pesquisas e boletins emitidos contarão com apoio técnico de universidades, faculdades, escolas técnicas e centros especializados.