DA REDAÇÃO — O CEO do Hot Beach Parques & Resorts, Sergio Ney Padilha Garcia, integrou uma missão técnica à China com foco em inovação na hotelaria. A comitiva brasileira visitou feiras e hotéis de referência em Shangai, como parte do movimento Hoteleiros do Futuro. A viagem teve como objetivo conhecer inovações tecnológicas já implementadas no mercado asiático, que incluem soluções baseadas em internet das coisas e inteligência artificial.

A visita passou pelas feiras Hotelex e HDE Expo, além de unidades dos grupos Shiji e Yunshanzu, onde os executivos acompanharam de perto sistemas integrados que permitem personalização total da experiência do hóspede — da luz e temperatura à cortina, TV e até o aroma do ambiente, tudo ajustado em tempo real. “A China mostra que o uso de tecnologia não é um diferencial, mas o novo padrão para garantir competitividade”, afirmou Padilha.

Segundo o CEO, a missão evidenciou o contraste entre o modelo tradicional ainda comum no Brasil e o novo paradigma baseado em automação e eficiência operacional. “A inovação exige uma mudança cultural e de gestão”, destacou. Ele ressalta que o grupo Hot Beach acompanhará de perto essas soluções para futuras implementações em sua estrutura.

O movimento Hoteleiros do Futuro reúne empresas com faturamento conjunto de R$ 3,7 bilhões, 113 hotéis e quase 18 mil quartos. A viagem à China representa o início de uma articulação mais ampla para transformar a hotelaria brasileira por meio da troca internacional de experiências.

Com sede em Olímpia, o Hot Beach Parques & Resorts é formado por quatro resorts em operação, um parque aquático entre os mais visitados da América Latina e um centro de entretenimento noturno. A empresa, que pertence ao Grupo Ferrasa, ainda está em expansão, com 800 novos apartamentos em construção.