O Sebrae-SP, em parceria com a Secretaria de Turismo de Olímpia, realizou na manhã desta terça-feira (15), reunião para lançar o Projeto Meios de Hospedagem, biênio 2016/2017, destinado às Empresas de Pequeno Porte (EPP) da hotelaria da Estância Turística de Olímpia.

O projeto já foi desenvolvido anteriormente no município, mas abre agora a possibilidade de contemplar novos participantes e novas ações. Ao todo, 25 representantes de empreendimentos compareceram à reunião para conhecer a proposta.

DSC_0032-(1)

Segundo a Consultora de Turismo do Sebrae, Simone Haduo, a meta é fortalecer e unir o empresariado para aumentar a competitividade. Para isso, a metodologia aplicada é a de identificar o perfil individual dos empreendimentos e propor um plano de ações conjuntas para destacar o setor da Estância Turística de Olímpia.

“Por meio do nosso diagnóstico, podemos pautar e ter ações e estratégias para trabalhar em cima da melhoria e da excelência na qualidade de gestão. Então, depois que nós fizermos um diagnóstico individual e coletivo, acabamos tendo um ‘raio-x’ pra entendermos o quanto estamos equilibrados e quais são os pontos a serem trabalhados em relação à liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas e processos e, por último, quais os resultados que nós vamos atingir, ao final dos dois anos”, explica Simone Haduo.

Para a Gerente Geral do Tiffany Hotel, Guiomar Midori Sato, a consultoria do Sebrae a auxiliou muito na administração do hotel e no conhecimento sobre gestão. “Eu iniciei quando começou o grupo. Não entendia muito de hotelaria e tinha 70 apartamentos para cuidar. Comecei o curso com o Sebrae e já se passaram cinco anos. O Sebrae é o nosso maior parceiro, porque nós fazemos reuniões e cada um traz a sua dificuldade. Conforme foram me ensinando, eu aprendi. O legal do grupo é que, embora teoricamente sejamos concorrentes, somos todos parceiros”, comenta.

DSC_0006

O Diretor de Atendimento ao Turista, Paulo Duarte, que atua como mediador entre Sebrae e o trade olimpiense, acompanhou a reunião e citou o aprendizado adquirido ao longo das ações.

Para o Secretário de Turismo, Beto Puttini, a união do setor é fundamental para promover o crescimento coletivo. “Agir em conjunto é sempre melhor E essa união, acompanhada de uma entidade como o Sebrae, traz mais segurança e resultados. Reforçamos ainda que a Secretaria de Turismo continuará apoiando tais parcerias e está de portas abertas para os empresários locais”, conclui Beto Puttini.