Pular para o conteúdo
Sábado, 24 de outubro de 2026
Emblema do Diário de Olímpia Olímpia e região Diário de Olímpia
Cidade

Ex-atiradores e quatro ex-chefes de instrução se confraternizam no TG local

Por Leonardo Concon · · 4 min de leitura

Ex-atiradores e quatro ex-chefes de instrução se confraternizam no TG local

Da Redação — Pela primeira vez, em Olímpia, foi realizado uma formatura no Tiro de Guerra 02-025 onde confraternizaram-se ex-chefes de instrução e ex-atiradores de diversas turmas. O evento foi ontem à noite (9), na sede do TG, onde também houve a entrega de braçais aos monitores de 2016.

_DSC9418

Além do chefe de instrução, 1º subtenente Edvaldo Oliveira Coragem, estiveram presentes os ex-chefes Sebastião Camilo do Nascimento, atual capitão da reserva (gestão 1981-83); o 1º tenente Murilo Camargo dos Santos, gestão 2006-09 (37º BIL, Lins-SP), o subtenente Peter Paul Aoki, gestão 2009-12 (Gabinete da Vice-Presidência da República, Brasília), e o subtenente da reserva Luís Augusto da Silva.

Lojinha do DiárioProdutos que indicamosVer a lojinha
Ex-chefes de instrução com Edvaldo Coragem (esq.) e Zé das Pedras, ao centro: capitão Camilo, tenente Murilo e subtenentes Augusto (Reserva) e Aoki (Gab Vice-Pres. República)
Ex-chefes de instrução com Edvaldo Coragem (esq.) e Zé das Pedras, ao centro: capitão Camilo, tenente Murilo e subtenentes Augusto (Reserva) e Aoki (Gab Vice-Pres. República)

Também no palanque principal, o presidente da Câmara, vereador Luiz Salata; o empresário e colaborador Emérito do Exército José Elias Morais (Zé das Pedras) – também considerado o ‘pai do TG; o ex-atirador mais velho presente, José Carlos de Mello; e o mais novo, da última turma formada, Samuel Mello. Estes dois receberam brindes do TG.

Presidente da Câmara Salata (esq.) com o atirador mais novo da turma anterior,  Samuel Mello, e o mais antigo, José Carlos de Mello
Presidente da Câmara Salata (esq.) com o atirador mais novo da turma anterior, Samuel Mello, e o mais antigo, José Carlos de Mello

Concluíram com êxito o Curso de Formação de Cabos os seguintes monitores: Aguiar, Andrade, Buzatto, Cesar, Diniz, Evangelista, Henrique, Narcizo, Nardello, Paz, Pinto, Ringhi, Teixeira e Thiago.

Alguns dos atiradores que se tornaram Monitores com recebimento de Braçais
Alguns dos atiradores que se tornaram Monitores com recebimento de Braçais

Eles participaram da Operação Braçal que, conforme foi explicado pelo cerimonialista, cabo da reserva Charles, é o exercício no terreno que coroa o final do Curso de Formação de Cabos. Neste exercício, os futuros monitores são testados fisicamente, psicologicamente e nas técnicas operacionais, com base nas instruções que tiveram, durante as oito semanas de curso.

Em destaque, o braço de Monitor
Em destaque, o braço de Monitor

Destacou-se, nessa ocasião, o monitor 47 Teixeira. “O monitor em destaque demonstrou durante a Operação Braçal os atributos inerentes à função de monitor, como liderança, camaradagem, cooperação, resistência física, sentimento do dever, honra, patriotismo e coragem”, destacou o cerimonialista. Assim, foi-lhe entregue o braçal pelas autoridades presentes; aos demais monitores, os padrinhos e madrinhas fizeram essa colocação.

O monitor destaque Teixeira, entre o tenente Murilo (esq.) e o chefe de instrução Coragem
O monitor destaque Teixeira, entre o tenente Murilo (esq.) e o chefe de instrução Coragem

Fizeram parte, e receberam brindes do TG, entregues pelo apoiador da Operação, empresário Zé das Pedras, os auxiliares de instrução das turmas de 2010 e 2015: cabos da reserva Charles, Garcia, Amaral, Neves e Timóteo, além do ex-atirador Costa.

Cabo da Reserva Charles com o subtenente Aoki e o empresário Zé das Pedras
Cabo da Reserva Charles com o subtenente Aoki e o empresário Zé das Pedras

“Hoje estamos reunidos para celebrar a passagem de uma fase importante na vida dos monitores, o recebimento oficial do braçal de monitor. Igualmente importante é estarmos comemorando, num evento nunca antes realizado, a reunião de vários atiradores de diversas turmas e de antigos instrutores do nosso glorioso TG”, destacou o chefe de instrução Coragem, ao se dirigir aos presentes, acrescentando que “na mente dos senhores, devem estar revivendo momentos inesquecíveis que passaram na caserna, especialmente para os das turmas mais recentes, momentos que passaram neste pátio”.

Chefe de Instrução, 1º SubTen Coragem
Chefe de Instrução, 1º SubTen Coragem

Dirigindo-se ao monitor que foi destaque na Operação Brasil, disse: “Ao monitor Teixeira, que se destacou no exercício de campo, meus parabéns, é um exemplo a ser seguido pelos demais”, e aos demais, o subtenente Coragem lembrou: “Monitores, vocês servem de farol aos jovens olimpienses, sigam esse caminho do bem, os senhores deram um importante passo na construção da cidadania”.

Presidente Salata relembra os tempos de ex-atirador, vividos também por seus irmãos
Presidente Salata relembra os tempos de ex-atirador, vividos também por seus irmãos

Na sequência, o presidente da Câmara, Luiz Salata, fez a sua saudação, relembrando que ele e os seus irmãos – Luiz José e Luiz Sílvio – também cumpriram o serviço militar, sempre sob a educação de seu pai, Luiz Salata Neto, e que hoje são cidadãos de bem “porque o Exército também contribuiu para a nossa formação de cidadania e civismo”.

Ex-atiradores formam pelotão e marcham com a turma atual do TG
Ex-atiradores formam pelotão e marcham com a turma atual do TG

Finalmente, o momento alto da confraternização e encerramento da formatura: em meio ao desfile da tropa em continência ao chefe de instrução Subtenente Coragem, entoando a canção Fibra de Heróis, todos os ex-atiradores presentes marcharam perante o palanque e o público, posando, ao final, para as lentes do Diário e do fotógrafo oficial do TG.

Coragem recebe livro autografado do ex-chefe de instrução, subtenente da Reserva Augusto
Coragem recebe livro autografado do ex-chefe de instrução, subtenente da Reserva Augusto

Em destaque, o subtenente Augusto fez a entrega de seu livro “O Arco-Íris das Poesias” para o subtenente Coragem, antes da cerimônia.

GALERIA DE FOTOS

Continue lendo

mais de Cidade
Carruagem elétrica em Olímpia prevê passeio por pontos culturais Cidade

Carruagem elétrica em Olímpia prevê passeio por pontos culturais

Totens, minicarros infantis e carruagem turística serão apresentados na segunda-feira (26), a partir das 15h, na Avenida Aurora Forti Neves 24/10/2026
Seleção da Educação de Olímpia terá provas no domingo (1º) Cidade

Seleção da Educação de Olímpia terá provas no domingo (1º)

Provas para Auxiliar de Educação, PEB I, PEB II e apoio escolar acontecem em duas escolas; gabarito sai em 3 de novembro 23/10/2026
Alerta severo de chuva forte chega ao celular em Olímpia Cidade

Alerta severo de chuva forte chega ao celular em Olímpia

Aviso saiu às 14h23 por Cell Broadcast; Inmet mantém alerta amarelo hoje e laranja no sábado 23/10/2026
Saúde básica de Olímpia fica em 4º no Estado em qualidade Saúde

Saúde básica de Olímpia fica em 4º no Estado em qualidade

Saúde bucal, hipertensão e cuidado do idoso puxam a nota 7,49 do município no 2º quadrimestre de 2026 23/10/2026
Concurso da GCM de Olímpia adia resultado da fase social Cursos e Concursos

Concurso da GCM de Olímpia adia resultado da fase social

Investigação social e comportamental ganha mais prazo; recursos contra o resultado provisório vão de 24 a 25 de novembro 23/10/2026
Procon de Olímpia volta a atender no Poupatempo; saiba como Cidade

Procon de Olímpia volta a atender no Poupatempo; saiba como

Posto deixou a sede da Secretaria de Inovação e passa a seguir o horário do Poupatempo, no Jardim Toledo 22/10/2026
Vista aérea do complexo industrial da Bebidas Poty, em Potirendaba, com galpões brancos e verdes cercados por áreas de lavoura Economia

Da fábrica de guaraná à indústria nacional: Poty faz 75 anos

Indústria nascida em 1951 produz hoje cerca de 6 milhões de caixas por mês e prevê faturar R$ 1,3 bilhão em 2026 24/10/2026
Réveillon 2027: município cancela festa e Arena faz a virada Turismo

Réveillon 2027: município cancela festa e Arena faz a virada

Secretaria de Turismo cancela a festa pública por ajuste de despesas; evento independente reúne Júnior & Cézar e Dubdogz de 31/12 a 2/1 23/10/2026
Juiz eleitoral e promotora eleitoral acompanham a preparação das urnas eletrônicas no Cartório Eleitoral de Olímpia Eleições

Quase 65 mil voltam às urnas na Comarca. O que pode. O que não pode

Olímpia, Severínia, Guaraci e Altair votam em 27 locais, com 41.985 eleitores só em Olímpia; apuração ao vivo começa às 17h 23/10/2026
Apuração do 2º turno em Olímpia ao vivo a partir das 17h Eleições

Apuração do 2º turno em Olímpia ao vivo a partir das 17h

Resultados de Olímpia e da 80ª Zona Eleitoral chegam em tempo real ao site e ao YouTube; no sábado, Concon fala do voto na SPMaisTV 23/10/2026
Jovem Aprendiz da Tereos abre vagas em Mecânica Agrícola Região

Jovem Aprendiz da Tereos abre vagas em Mecânica Agrícola

Curso com o Senai é para moradores de Guaíra de 18 a 22 anos; inscrições pelo WhatsApp vão até 6 de novembro 23/10/2026
Olímpia garante Centro POP para atender população de rua Cidade

Olímpia garante Centro POP para atender população de rua

Estado inclui a cidade em lista de 29 municípios com cofinanciamento; prefeitura precisa enviar o termo de aceite até 30 de outubro 22/10/2026
Espaço Cultural Ruy Ohtake, com cobertura verde ondulada e parede vermelha, sede do Polo Catavento em Olímpia Cultura e Lazer

Museus e Polo Catavento de Olímpia fecham no domingo (25)

Quatro espaços culturais não abrem no dia do segundo turno das eleições e voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (26) 22/10/2026
Imagem da fachada da Casa da Cultura de Olímpia na Rua São João, centro de Olímpia Cultura e Lazer

Plano de Cultura de Olímpia tem última escuta nesta quinta

Encontro sobre artesanato e economia criativa fecha o ciclo de dez reuniões; audiência pública será em 17 de novembro 22/10/2026