O Alto Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Ricardo Gambaroni, e do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Rogério Bernardes Duarte, bem como seus subordinados diretos, estiveram em Olímpia na sexta e sábado passados, dias 18 e 19, para a entrega das chaves da viatura Auto Escada e lançamento da Pedra Fundamental do Museu Estadual dos Bombeiros, a ser construído em Olímpia. Fotos Divulgação 


Integrou também o rol de solenidades, a entrega de Título de Cidadão Honorário Olimpiense ao coronel PM Duarte, em sessão solene realizada na sexta-feira, na Câmara de Vereadores.


No sábado de manhã, o prefeito Geninho Zuliani, recebeu das mãos dos comandantes a Viatura Auto Escada. O Subtenente Adileu Gallina, comandante do Posto de Olímpia, também participou da solenidade de entrega da viatura, realizada na Praça da Matriz de São João Batista.


A viatura Auto Escada foi importada dos Estados Unidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e tem como uso principal o salvamento e combate de incêndios em prédios elevados. Com sua escada de 42 metros estendida, a viatura consegue proporcionar um acesso das equipes de bombeiros a andares elevados de edifícios, de forma mais rápida e mais segura.


Na ponta da escada há um esguicho que pode lançar água controlada por um bombeiro que está no chão, utilizando apenas controles presos à viatura. O veículo tem uma bomba com volume de 2 mil litros por minuto e o reservatório 1.300 litros.


O prefeito Geninho Zuliani agradeceu ao Comando presente e a vinda de mais uma viatura para a Estância Turística de Olímpia. “Em nossa cidade adotamos a criação da Taxa dos Bombeiros e isso deu um grande resultado. Significa muito pouco na contribuição, mas no fundo representa um valor suficiente para que o Bombeiro possa cada vez mais se equipar, melhorar, ter uma manutenção correta e ajudar o Estado nesta parceria de combater incêndios e fazer resgates. Agradeço pelas viaturas, equipamentos e pela presença dos Comandantes dos Bombeiros e da Polícia Militar, além de todos os oficiais. Agradecemos muito a chegada desta Auto Escada, que vem trazer segurança aos moradores e turistas de nossa cidade”, disse.


O Coronel Rogério Bernardes Duarte agradeceu pelo reconhecimento. “Essa é mais uma emoção para todos nós. Fizemos o lançamento da pedra fundamental do Museu, que vai agregar ainda mais valor para a cidade. E como esta cidade está crescendo e vai crescer ainda mais, nada mais justo do que ter uma viatura Auto Escada, porque a cidade já está se verticalizando em razão de seu crescimento. Agradecemos todo o reconhecimento que a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia oferece aos nossos bombeiros e policiais militares”, afirmou.


Estiveram presentes às solenidades, além das autoridades já citadas, o Coronel Wagner Bertolini Junior, Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano; Coronel Max Mena, Comandante do Corpo de Bombeiros do Interior; Tenente Coronel José Roberto Garçon, Comandante da Manutenção do Corpo de Bombeiros do Estado; Coronel Eduardo Rodrigues Rocha, Comandante da Escola Superior de Bombeiros; Coronel Ricardo Justino, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros; Tenente Coronel Marcos Aparecido Simões Lima, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros; Coronel Kléber Danúbio Alencar Júnior; Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros do Estado; Coronel Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, Presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom); Coronel Reginaldo Campos Repulho, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado; 1º Tenente Frank Fernando Andrade, Supervisor do Posto de Bombeiros de Olímpia; além de oficiais da região de São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva, Franca e Ribeirão Preto.


Todas as solenidades foram conduzidas pelo Secretário de Governo, João Paulo Polisello, o Pitta, grande entusiasta dos Bombeiros em Olímpia, sendo inclusive homenageado nas palavras do Comandante Geral, que lembrou os tempos em que ele foi Bombeiro voluntário.


PEDRA FUNDAMENTAL

Ainda no sábado, dia 19, a Prefeitura de Olímpia e os Comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizaram o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do Museu do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.


Na oportunidade, também foi feita uma Cápsula do Tempo, onde foram depositados documentos sobre o Museu, além de objetos, matérias relacionadas ao museu da imprensa local, jornais estaduais, e peças dos Bombeiros do Estado de São Paulo.


Os Comandantes do Corpo de Bombeiros, Coronel PM Rogério Duarte, e da Polícia Militar, Coronel PM Ricardo Gambaroni, durante a solenidade, retiraram de suas fardas o Brasão e os depositaram em um dos tubos que foram enterrados.


A Cápsula do Tempo será aberta no dia 15 de dezembro de 2031. “A cápsula do tempo será aberta no ano do Bicentenário da Polícia Militar e isto é de grande importância para nós. Esperamos ter um evento pujante nesta cidade, como ela merece, por sua vocação turística, de lazer, entretenimento e cultura. Fica uma missão para nós e para as gerações futuras, para que possamos ter na sua cidade um país mais democrático e que possam aprender com a história”, disse o Coronel PM Ricardo Gambaroni.


Para a construção, a Prefeitura doou a área para o Estado de São Paulo. O espaço tem 14.029,74 metros quadrados.


Também já foi feita uma lei autorizando o município a celebrar convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom), que ficará responsável pela instalação, manutenção e gestão do Museu do Corpo de Bombeiros.

TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO OLIMPIENSE

Na noite de sexta-feira (18), a Câmara Municipal da Estância Turística de Olímpia entregou ao Coronel PM Rogério Bernardes Duarte, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, o Título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Olímpia. A homenagem foi de autoria do vereador Marco Antonio Parolim de Carvalho (Marcão Coca).


A cerimônia, bastante emocionante, contou com a presença de familiares do homenageado, autoridades civis e militares, secretários municipais, vereadores Leonardo Simões, Guto Zanette, Cristina Reale, Marcão Coca e também o vereador eleito Luiz do Ovo. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Luiz Salata.