A Central de Videmonitoramento 24 horas, considerada um dos projetos mais importantes da área na gestão pública de Olímpia, completou um ano de operação, recentemente. O sistema foi entregue em dezembro de 2019 e, no período contabilizou 220 atendimentos e demandas para o efetivo combate à criminalidade, vigilância do trânsito, controle de tráfego, entre outras.

As principais atuações: 75 atendimentos a requerimentos de cidadãos olimpienses de imagens das câmeras para as mais diversas ocorrências; 25 estudos de casos de ações preventivas para o setor de investigação da Polícia Civil; além de 125 verificações imediatas voltadas à segurança pública.

Com um investimento de cerca de R$ 2 milhões, a Central comanda o monitoramento das câmeras instaladas em mais de 50 pontos do município, com vigilância 24 horas e filmagens em tempo real. Ao todo, são mais de 150 equipamentos, como softwares, servidores, monitores e outros aparelhos. As câmeras possuem alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite.

A operação do sistema conta com 8 profissionais terceirizados, que atuam em turnos, além dos servidores da Prefeitura, que monitoram a cidade 24 por dia, com geração de relatório diário de ocorrência a cada 12 horas.

Os projetos de melhoria da segurança pública foram desenvolvidos, sob a coordenação do prefeito Fernando Cunha, em uma parceria da secretaria de Administração, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação, com a Guarda Civil Municipal, comandada pelo Major Edson Rodrigues de Oliveira. Além disso, conta também com o auxílio do vereador e ex-delegado Hélio Lisse Júnior.

“Cuida da segurança pública é fundamental para a qualidade de vida da população e nossa administração, desde o início, tem fortalecido parcerias e buscado investimentos para a área. Implantamos os equipamentos de vigilância e a Central e, com um ano de operação, pudemos comprovar sua eficácia, aliada ao trabalho em conjunto com as Polícias Civil e Militar no combate e resolução de ocorrências. É um sistema que já é referência na região e que queremos expandir para mais regiões do município, nesses próximos 4 anos, tornando Olímpia uma cidade cada vez mais segura”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here