EXCLUSIVO — O Centro Cultural Turístico de Olímpia, onde funcionou a antiga Estação Ferroviária de Olímpia, deve ser entregue oficialmente na sexta-feira (26), com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia. Segundo informações obtidas pelo Diário, Garcia vem para a quarta edição do IV Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, cuja abertura será terça-feira (23) e será encerrado ao meio-dia de sábado (27), no Thermas dos Laranjais. A entrega do prédio será após o evento e a homenagem que o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP) receberá. O protocolo ainda está sujeito a mudanças.

A antiga Estação Ferroviária de Olímpia, que funcionou até o ano de 1968, com trens e vagões em operação, foi desativada com o surgimento das rodovias. Dos anos de 1920 até final da década de 1960, a Locomotiva “Maria Fumaça” transportou em grande parte o café, que ajudou Olímpia a se desenvolver. Ela foi transferida para o futuro Centro Cultural Turístico.

Essa transformação deve-se ao convênio 148/2017 (Convênio 148/2017 – Centro Cultural e Turístico – Antiga Estação Ferroviária: Convênio assinado em novembro/2017) no valor de R$2.093.680,25 em recurso do Governo de SP.

A obra consistiu na conversão da antiga Estação Ferroviária em um Centro Cultural Turístico. Foram reformados os blocos A e B da antiga Estação, calçamento externo, instalação de rampas de acessibilidade e escadas, piso podotátil e guarda corpo, instalações elétricas e reconstituição do trilho ferroviário.

HOMENAGEM AO DEPUTADO GENINHO

Também na sexta (26), conforme informações obtidas pelo Diário, o deputado federal, ex-prefeito de Olímpia por duas gestões (anteriores ao primeiro mandato do atual prefeito Fernando Cunha), será homenageado no IV Conexidades, por isso também a presença do vice-governador. Eles fazem parceria desde quando Geninho vereador, depois presidente da Câmara e prefeito, e Rodrigo galgava a Assembleia Legislativa.

Ele receberá o Troféu Competência Pública, conforme consta do programa oficial.

Na campanha, reeleitos, Fernando Cunha e Geninho Zuliani

Geninho também tem sido peça fundamental para o desenvolvimento do Turismo, desde a transformação em Estância durante a sua gestão, e já em campanha eleitoral, prometia que o Turismo seria um dos tripés de seu governo. A primeira medida foi levar a futura lagoa de tratamento de esgoto para cinco quilômetros além do Thermas dos Laranjais, então o principal parque aquático que já atraia milhares de pessoas por ano, já que o seu antecessor planejava instalar a 700 metros do parque, apelidado então de ‘bostódromo’. Além de levar para bem logo do parque, a Lagoa se transformou de aberta em compacta e mais moderna.

Foi durante as duas gestões de Geninho que vieram mais parques e hotéis, consolidando o destino turístico de Olímpia. Eleito deputado federal, apesar de campanhas em partidos opostos (e em lados opostos), o objetivo voltou a ser Olímpia e, em conjunto com o prefeito Fernando Cunha, vieram mais conquistas (como o futuro Centro Cultural e Turístico) e finalmente a realidade do primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo.

Em todas as inaugurações e conquistas, o prefeito faz questão de ressaltar que houve a intervenção política do deputado Geninho. Assim, essa homenagem se dará na quinta (26), durante o encerramento do IV Conexidades, promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), e na presença de milhares de autoridades municipais, estaduais e parceiros.

EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL

Como o Diário já anunciou, também com exclusividade, virão três importantes exposições inaugurais no Centro Cultural: uma mostra contemporânea, artistas mais novos do Estado; outra de José Antonio da Silva, primitivista (Prefeitura adquiriu cerca de 30 obras); e, finalmente, o evento que, segundo o prefeito Fernando Cunha já tinha adiantado, “vai surpreender o Brasil”, o Flávio Carvalho, quase 40 produções artísticas, quadros, grafites e nanquins, nas vésperas de 2022, 100 anos da Semana de Arte Moderna – Flávio foi um dos baluartes.

Uma das obras de Flávio Carvalho

Porém, como também foi informado ao Diário, essas exposições no Centro virão em uma próxima etapa, provavelmente na primeira quinzena de dezembro. Da mesma forma, naquele espaço, o pavilhão com lojas de artesanato, cinema e muito mais, em etapas seguintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here