Foi realizada na noite de ontem, sexta (29), solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia dos Bombeiros e ao mês da Revolução Constitucionalista de 32, na Casa do Advogado de Olímpia, com a presença comandantes militares dos Bombeiros e Polícia Militar; do secretário de Estado da Educação, desembargador José Renato Nalini; homenageados com medalhas ‘Heróis de 32’, ‘Heróis do Fogo’, ‘Mérito Farmacêutico Militar’ e duas medalhas em homenagens póstumas. Fotos Brunno Oliveira para o Diário

IMG_9952

As homenagens partiram do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado e da Sociedade Veteranos de 32 da capital paulista, propostas pelo sargento do Exército Tarcísio Cândido de Aguiar, relações públicas do Hospital Militar de São Paulo.  Na condução do cerimonial, Paulo Marcondes.

IMG_9988

Fizeram parte da mesa principal o presidente da subsecção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Márcio Diniz; o secretário José Renato Nalini (que é presidente do Núcleo MMDC da Secretaria de Estado da Educação, representando a Sociedade Veteranos de 32 MMDC); deputado estadual Coronel Telhada; Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel PM Rogério Bernardes Duarte; presidente da Fundabom, coronel PM Saint Clair Rocha Coutinho Sobrinho; Comandante do Comando de Policial Interior-3 Coronel PM Humberto Gouveia; prefeito de Altair Antonio Padron Neto; secretário Pitta Polisello (Governo, representando o prefeito Geninho Zuliani, de Olímpia); Fernando Cunha, empresário rural; Eudirce Benatti, esposa do presidente do Thermas Benito Benatti; e o presidente do Frigorífico Minerva Foods Roberto Alves Almeida.

IMG_9989

As medalhas “Heróis do Fogo” e “Heróis de 32” foram criadas, respectivamente, pelo decretos estaduais 61.375/15 e 59.908/13 e, segundo explicou o sargento Tarcísio “tem por finalidade galardoar autoridades civis e militares que tenham prestado comprovadamente relevantes serviços à comunidade e ao Estado de São Paulo”.

IMG_9899

Receberam, primeiramente, a Grã Cruz Heróis do Fogo e Grã Cruz Heróis de 32 o presidente da OAB, Márcio Diniz, e o ex-presidente Pedro Diniz, assim como: José Renato Nalini; Fernando Cunha; Edgar Piton; Caia Piton e esposa Iscilla; Coronel Humberto, Eudirce Benatti; Roberto Alves Almeida e Eliezer Pereira Martins, presidente da Pereira Martins Advogados Associados.

IMG_0105

Em seguida, o Colar Heróis do Fogo para Pitta Polisello, Nilson Roberto Baroni (diretor de Operações do Dersa), Tenente-Coronel Marcos Antonio Marcondes de Carvalho (Comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior), padre Ivanaldo Mendonça (Paróquia São José), major Luiz Henrique Nomelini (Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros), e 1º tenente PM Norival Marques de Barros, vereador em Cedral (SP).

IMG_0134

Depois, colares ‘Heróis do Fogo’ e ‘Heróis de 32’ para: Maria Áurea Trindade Lopes Polliselli; Jonathan Gisley Cunha; João Donai (AVCC); Toty (Renascer), Marcelo Martins Rebelato (Cidade Mirim).

IMG_0176

Na sequência, medalhas ‘Heróis de 32’ e ‘Heróis do Fogo’: José Manoel de Oliveira Reis (diretor do Dersa); comandante da 2ª Companhia da PM local, capitão Vinicius Cláudio Zoppellari; capitão Marlon Assis Magro (Comando de Policiamento de Trânsito), capitão PM Alessandro Roberto Righetti (33º Batalhão da PM do Interior); Capitão Ademir Antonio Minami; Rodrigo Giacomelli (gestor de segurança); 2º Tenente Armando D’Almeida Jr. (oficial da Polícia Militar, reformado); Leonardo Concon, editor do Diário de Olímpia e Narcielo Augusto Esperandio.

IMG_0096

IMG_0196

E, também: Subtenente Edivaldo Oliveira Coragem (chefe de instrução do TG local); Clarismundo Sant’anna (juiz de paz e coordenador da Banca Marcial do TG); subtenente Adileu Gallina (comandante do Posto de Bombeiros de Olímpia); Luiz Fernando Alves dos Santos (diretor do Jamaica Futebol); 1º sargento Haroldo Fioramonte Filho (Bombeiros), 1º sargento José Marcelo do Carmo (Bombeiros), Cabo PM Deiviti Alexsandro de Souza Paula (PM local), cabo Ângelo Antonio Muniz (Bombeiros), cabo Francisco Nairton Vieira (PM local), cabo Marcelo Aguiar Dias (Bombeiros) e Manoel Messias de Oliveira (Bombeiro Municipal).

IMG_0269

IMG_0220

ORDEM DO MÉRITO FARMACÊUTICO

A Academia Brasileira de Farmácia Militar criou a Ordem do Mérito Farmacêutico ‘para homenagear pessoas civis ou militares em virtude de suas qualidades morais, intelectuais e por ter colaborado para o engrandecimento da área profissional da Saúde’, segundo as explicações do cerimonialista.

IMG_0274

Receberam essa medalha os médicos Nilton Martinez, Fábio Martinez e Antonio Padron Neto (médico e prefeito de Altair).

HOMENAGENS PÓSTUMAS

Finalmente, foram prestadas homenagens póstumas, primeiramente com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos, instituído pelo governador do Estado em 2002, ‘in memoriam’ de Carlos Ripol Raia, veterano da Força Expedicionária Brasileira – em que foram convidados os familiares Eliana Bruniera Raia Lopes, seu esposo Waldemar Lopes Ferraz filho, e seus filhos Waldemar Lopes Ferraz Neto e Otávio Lopes Ferraz Sobrinho. E para a mãe e esposa do soldado PM Leonel Almeida de Carvalho, policial rodoviário, morto em confronto com criminosos de empresa de valores.

IMG_0296

IMG_0323

O padre Ivanaldo Mendonça fez uma oração de encerramento, onde todos deram-se as mãos e, por fim, com o encerramento da cerimônia, homenageados e autoridades posaram para as fotos de praxe.

GALERIA DE IMAGENS