O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, na última quarta-feira (04), na sede da ACIO – Associação Comercial e Industrial de Olímpia – uma reunião extraordinária para discutir assuntos relevantes ao desenvolvimento do setor no município. A ocasião foi presidida pelo secretário de Turismo Dr. Selim Murad.

Durante a reunião, foi realizada a posse dos novos membros do conselho e também a eleição da diretoria, para a qual ficaram mantidos como presidente – Jorge Noronha, como vice – Rafael Almeida e como secretária – Debora Vicente. Os integrantes presentes também discutiram e aprovaram a ampliação da representatividade do Comtur com a inserção de representantes de dois novos setores (Eventos e Atrativos Religiosos).

Na pauta, estava também para análise e votação o “Projeto de Revitalização da Praça Rui Barbosa e Acessos”. A proposta apresentada compreende algumas adequações na praça, a construção de um coreto para eventos culturais, além da construção de um Centro Cultural, elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.

O prédio, que será edificado em frente à sede do Gabinete Executivo, possui traços que enfatizam um diálogo peculiar, suave e ao mesmo tempo com vigor, entre o movimento da forma arquitetônica e o emprego de cores expressivas que são características marcantes nas concepções do arquiteto. O local terá um espelho d’água na entrada e acomodará salas, sanitários e um anfiteatro destinado a pequenas reuniões com cerca de 50 lugares.

Além disso, o projeto contempla ainda a implantação de um calçadão que compreenderá as ruas David de Oliveira (entre as ruas Dr. Antônio Olímpio e a Coronel Francisco Nogueira) e São João (entre as ruas 9 de Julho e David de Oliveira), cujo objetivo é melhorar a estrutura e a segurança para os pedestres sem interferir totalmente no tráfego veicular, bem como estacionamentos de taxis. A revitalização também prevê a transformação da fiação de iluminação pública do trecho em subterrânea, proporcionando uma estética mais bonita ao espaço.

Tal proposta foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho e, agora, será encaminhada pelo prefeito para apreciação do COC – Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias –, e, assim, possa receber recursos do DADETUR 2016 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), estimados em pouco mais de 2,7 milhões de reais.

“As reuniões do Comtur são oportunidades para a Prefeitura dialogar com os representantes, em que decidimos os próximos passos de grande impacto na cidade, como o caso da discussão de hoje, em que tivemos a aprovação do projeto de remodelação da praça central e implantação de calçadões nos quarteirões próximos do centro. O Comtur é de grande importância porque ele está tendo apoio dos participantes que estão aqui para nos ajudar a construir uma cidade que seja melhor para toda a população”, disse o prefeito Fernando Cunha.