Da Redação — O próximo dia 20 de novembro não é mais feriado municipal em Olímpia. Em vigor na cidade desde 2008, por meio da Lei 3.328, de 12 de novembro daquele ano, o feriado da Consciência Negra, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, não existe mais.

Geninho Zuliani
Geninho Zuliani

É que, no dia 23 de fevereiro, o prefeito Geninho Zuliani (DEM) enviou à Câmara Municipal o projeto de Lei 4.809, alterando o Artigo 1º da Lei que instituiu o feriado. O artigo 1º do PL, diz que os feriados municipais a partir deste ano serão 2 de março, 24 de junho e Sexta-Feira da Paixão. E os vereadores aprovaram.

O autor do feriado, presidente da AFPMO (Associação dos Funcionários Públicos Municipais) e do Olímpia Futebol Clube (OFC), ex-vereador Antonio Delomodarme, o Niquinha, também à época não colocou obstáculos, e acabou concordando com o prefeito e com o presidente da ACIO (Associação Comercial e Industrial), Flávio Vedovato Arantes, de que o feriado prejudica a atividade comercial da Estância.

A data de 20 de novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto no ano de 1695. O objetivo era fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

2 COMENTÁRIOS

  1. Em se tratando do feriado, apesar de ser uma data comemorativa, como tantos outras marcantes na história do Brasil ou ainda do estado e do município, acredito que este feriado não segue bem a essência da data, por um dia lembraríamos da memória daqueles que escravizados deram o primeiro passo para o Brasil tornar-se uma economia ainda que sob os maus tratos dos Senhores de Engenho e Coronéis a época. Porem ainda hoje com toda informação que temos e toda capacidade de inteligencia que se elevou extraordinariamente desde aqueles tempos, ainda muitos infelizmente tratam os negros ou melhor afro-descendentes como se não estivessem em um mesmo nível social que todos, basta uma rápida pesquisa na internet que encontramos estudos e dados sobre, a empregabilidade, renda per capita, escolaridade abaixo da média, nesse ponto acredito que ainda não ha muito o que se comemorar, mas e se ao invés de uma único dia no ano comemorarmos o dia da Consciência Negra, termos esse mesma consciência nos demais 364 dias, ai sim teríamos muito o que comemorar. Isso vale também para o dia da Mulher.
    E ainda na linha de pensamento por todos aqueles que talvez por falta de oportunidade se perderam no mundo e hoje perambulam pelas cidades, pedindo de casa em casa.

  2. Bom Dia,
    Esta dia não deveria ter sido tirado da população, todos nós merecemos ter esse feriado e nos conscientizarmos sobre a a cultura africana, quando esta chegou ao Brasil, e tendo como seu líder Zumbi, falaram que prejudica o comércio de Olímpia, não prejudica em hipótese alguma, pois nesse dia só dá mais prejuízo e dinheiro para os políticos,e não para os comerciantes.
    Os vereadores são a vergonha junto com o criador da LEI que concordou que esta deveria acabar, estes não tem nenhuma vergonha na cara,isso sim, só querem saber de ganhar dinheiro e o restante só se ferrando,vamos dar um basta nisso, vamos reivindicar no direito de reclamar e extinguir essa nova lei,implantada esse ano,BASTA,BASTA,BASTA.
    Eu sou olimpiense, brasileiro,gosto dessa cidade paulista, e tenho todo o direito de falar o que eu penso e que todos também deveriam pensar,sabendo colocar cada um no seu devido lugar,chega de imposição,chega de palhaçada,fora corrupção.
    Tenham um bom dia.
    Obrigado pela cooperação.