Apaixonado pela velocidade, o piloto olimpiense Luciano Zangirolami está de volta as pistas. Desta vez, ele foi convidado a disputar a competitiva Fórmula Inter – a nova categoria brasileira, que vem conquistando a cada round (etapa) um grande número de fãs. 

Aliás, a Fórmula Inter é uma homenagem a Interlagos da Capital, um dos circuitos mais famosos do mundo. 
Zangirolami participou de apenas uma etapa – a última no dia 2 deste mês -, na qual foi quarto colocado, e já desponta no 12º lugar, com 25 pontos. 


O próximo compromisso é neste domingo (30), a partir das 12h55, quando será dada a largada ao 9º round. 

O evento tem início na sexta-feira (28) com três treinos livres de uma hora e no sábado (29) a classificação que vai definir o grid de largada. 


Na Fórmula Inter, o “campeonato” é composto por ciclos de 11 etapas, que disputadas uma à uma pelos competidores levam a somatória de um número de pontos, uma média geral pelo conjunto das provas e resultados dentro e fora das pistas. 

“É como no MMA, o piloto que tiver a maior somatória de pontos no ciclo de 11 rounds (etapas) conquista o cinturão do outro. Quem ganha o Cinturão de campeão tem seu nome marcado nele para sempre”, disse Zangirolami, que também é o coach dos pilotos da Fórmula Inter, e representa as marcas WEG/Nyfan/Ladian/Wart-BP.

“Recebi o convite para pilotar novamente devido ao meu trabalho de coach na Universidade da Fórmula Inter. No meio do caminho, consegui arrumar patrocinadores para voltar a correr”, acrescentou.
Zangirolami é um dos personagens do reality show “Nunca Desista”, exibida no You Tube e no canal Esporte Interativo sempre antes das provas. “A série é muito interessante, pois mostra os bastidores da Fórmula Inter. É um convite para todos acompanharem de perto como os sonhos são realizados, mostrando a força da vontade sobre todas as dificuldades, mostrando pessoas comuns lutando para que seus sonhos possam ser realizados, mostrando a luta de toda uma categoria para existir”, disse o piloto olimpiense.
Currículo
Apaixonado por corridas de carro, em 1987, Luciano começou a acompanhar a carreira de seu irmão mais velho (Ivo Zangirolami). “Mas depois de dois anos, o Ivo teve de abandonar as pistas abrindo assim o caminho para trilhar minha carreira”, disse o piloto da Fórmula Inter – que começou a correr em 1990, onde conquistou seu primeiro título brasileiro de kart. 


A partir daí foram 42 vitórias na carreira, oito recordes de pista, dois campeonatos estaduais de Kart, dois campeonatos brasileiros de kart, dois vice campeonatos brasileiros (um de stock Car Ligth e outro de F-Fiat), um título Internacional de F- Reanult. “Acabei sendo escolhido o terceiro melhor piloto da Europa em categorias de Fórmula pela (EFDA) Federação Europeia de Automobilismo, e também como único piloto para representar a America do Sul na copa das nações na F-Opel, capacete de bronze ( revista Racing) categoria nacional”, acrescentou.

Luciano Zangirolami é também piloto de testes da Renault Inglesa de carros de rua e piloto da 2drive que representa as marcas Jaguar/Land Rover/Audi no Brasil. “Foram 13 anos correndo e trabalhando com automobilismo no exterior o que me rendeu o apelido de Cigano voador”, completou.