A partir de segunda-feira (9) o Estado de São Paulo avança para a fase vermelha do Plano São Paulo. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta sexta-feira (9).

O prefeito Fernando Cunha, de Olímpia, se reúne às 15h com o Comitê de Contingenciamento da Covid e, até o final do dia, editará novo decreto municipal. Volta às aulas na rede municipal provavelmente não acontecerá, exceto, talvez, na rede particular. E parques aquáticos ainda fechados na fase vermelha.

“Essa medida que foi tomada hoje pela manhã através do diálogo com o Centro de Contingência, com a equipe de secretariado e o governador João Doria (PSDB) mostra claramente que a medida tomada da fase emergencial, esforço feito pela população e governo de São Paulo começa a dar resultados”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

A mudança de fase permite o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes pública e privada e a retomada dos jogos do Campeonato Paulista.

Também serão permitidos os serviços de retirada dos restaurantes e funcionamento das lojas de materiais para construção.

Continuam suspensos o funcionamento presencial de bares, restaurantes, academias, salões de beleza, além de celebrações religiosas.