O prefeito Fernando Cunha concedeu a última entrevista do ano de 2021 com exclusividade para o Diário de Olímpia na manhã desta quinta-feira (30). Ele fez um balanço do ano e também importantes e inéditas revelações de seu plano de trabalho, de governo, para 2022, inclusive do destino das autarquias, e até do Daemo.

CRIANÇAS VACINADAS ATÉ FEVEREIRO

Ele abre a entrevista falando da evolução da pandemia do novo coronavírus em Olímpia e ao mesmo tempo ressalta que sempre acreditou na ciência e na vacina contra a Covid-19. Ele ressalta que deseja que “todas as crianças estejam vacinadas contra o novo coronavírus para o início das aulas em fevereiro”, uma vez que ele compartilha do pensamento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, de que outras variantes do coronavírus poderão surgir no decorrer de 2022.

Se preferir: assista ao vídeo completo:

INAUGURAÇÕES E RETOMADA DE EVENTOS

Para o prefeito Fernando Cunha, o segundo semestre foi marcado por “importantes inaugurações físicas e retomada de eventos”, citando os dois novos resorts de Olímpia, Hot Beach Suítes e o Solar das Águas, além das inaugurações do Museu de Cera e da Estação Cultural de Olímpia, passando também pela entrega da escultura Nikki, que representa a Deusa da Vitória grega, com a irmandade com Olympia antiga na Grécia.

COM GENINHO, RECURSOS ESTADUAIS

O prefeito olimpiense reconhece ajuda que teve do deputado federal Geninho Zuliani (DEM) com a busca de recursos estaduais e cita obras como a recuperação da vicinal Natal Breda com a cidade de Tabapuã, passando pelo recapeamento de Olímpia ao bairro rural Tamanduá, além da ligação entre Olímpia e Álvora, e também virá a licitação do novo acesso pela avenida Benatti, contemplando um trevo em desnível, com viaduto pela rodovia Assis Chateaubriand.

REGIÃO METROPOLITANA, SAÚDE TAMBÉM IRÁ PARA LÁ

Na entrevista exclusiva ao Diário, o prefeito Fernando Cunha falou da importância do município integrar a nova região metropolitana de São José do Rio Preto, e até revelou que todos os Departamentos que estão vinculados atualmente em Barretos irão para aquela cidade, principalmente, o que é o seu desejo, a Divisão Regional de Saúde que, segundo ele, dará melhores condições a população local.

DA ‘CAÇÚLA ESTÂNCIA’ PARA O PIONEIRO DISTRITO

Outro ponto que o prefeito avalia de importância para 2021 foi que o Estado de São Paulo reconheceu o valor turístico de Olímpia, “cidade Caçula, a última a ser decretada como estância turística do Estado de São Paulo, agora foi a primeira a se tornar distrito turístico’.

O SUCESSO DO IV CONEXIDADES

Com a retomada dos eventos abertos ao público, controlados com segurança e protocolos contra o novo coronavírus, o prefeito cita a quarta edição do Conexidades realizado no Thermas dos Laranjais reunindo centenas de lideranças estaduais, e até o ex-presidente da República Michel Temer.

RÉVEILLON COM SEGURANÇA

o prefeito também destacou a importância da realização do Réveillon nesta sexta-feira, dia 31 para 1º de janeiro de 2022, lembrando que a população aguarda retomada desse tipo de evento, totalmente controlado, com a obrigatoriedade da apresentação da caderneta de vacinação e dos shows gratuitos com os artistas Boca Nervosa e César Menotti e Fabiano, e ele aguarda que “nenhuma incidência grave ocorra durante a realização desse evento”, até porque segundo ele, “eventos do mesmo porte e até maiores como jogos de futebol e shows com grandes artistas vem sendo realizados pelo Brasil sem maiores complicações”.

CARNAVAL INDEFINIDO

Quanto ao carnaval 2022, o prefeito olimpiense disse que “não há definição sobre a sua realização”, mas volta a lembrar que, no momento, Olímpia conta com mais de 90% do público adulto vacinado. “A vida precisa voltar ao normal, e vamos retomar com segurança e controle, sempre”, disse.

AVANÇAR A PRESENÇA DOS TURISTAS

Quais os desafios da prefeitura de Olímpia para o ano que vem? O prefeito inicia a resposta dizendo que a sua meta é “passar Olímpia de médio porte em termos turísticos para grande porte”, fazendo investimentos não só na área turística, mas na qualidade de toda a população olimpiense.

FELICIDADE DO TURISTA E DO POVO

Fernando Cunha disse que a meta é sair dos atuais dois milhões de turistas por ano em Olímpia para 5 ou 6 milhões, transformando a cidade em “grande destino turístico do Brasil”. Mas, Fernando lembra que “é preciso chegar lá com qualidade de vida para todos, trazendo a pujança econômica e social com dignidade para toda a população”.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL A PARTIR DE JANEIRO

Com o fim da legislação imposta pelo presidente Jair Bolsonaro, no enfrentamento do novo coronavírus, o prefeito Fernando Cunha lembra que em janeiro convocará os futuros guardas municipais. Serão 50 concursados e treinados, aliando maior segurança ao sistema de videomonitoramento por toda a cidade.

EDUCAÇÃO: TODOS ALUNOS COM TABLETS

Na Educação, conforme já anunciado pelo Diário, inclusive em primeira mão, entrará em ação o novo método híbrido presencial e online com aquisição de 1000 tablets e conexões de internet para todos os alunos da rede municipal de ensino. Além disso, quanto ao uniforme escolar, o prefeito disse que acrescentará ao kit, mais duas bermudas e uma camiseta regata.

CENTRO DE HEMODIÁLISE EM MARÇO

Na entrevista ao Diário, do balanço de 2021 e os planos para 2022, o prefeito fala da Santa Casa que venceu os desafios da covid-19 e ele espera em 2 de março inaugurar o Centro de Hemodiálise já em operação.

GENINHO CONQUISTOU DUAS NOVAS MESAS CIRÚRGICAS

Ele anuncia também que o deputado federal Geninho Zuliani conquistou duas novas mesas cirúrgicas de última geração para o hospital olimpiense.

PRONTO-SOCORRO PARA AUXILIAR A UPA

Ainda na questão da Saúde o prefeito quer construir um novo pronto-socorro em anexo à Santa casa “para dar apoio de urgência aos casos que chegam na unidade de pronto atendimento, a UPA”.

RECAPEAMENTO: OBRAS PROSSEGUEM APÓS CHUVAS

Fernando também falou sobre o recapeamento de dezenas de ruas e avenidas pelos bairros da cidade e que vai aguardar passar a época de chuvas para retomada das obras.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER

Ainda na Saúde, o prefeito anuncia que, onde era o gripário irá funcionar um moderno Centro de Referência de Saúde da Mulher em anexo ao Ambulatório de Referências Especializadas, o Postão.

NOVAS UBS, UMA DO TAMANHO DA UPA

E, também, a construção da futura Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Ifigênia, “que será do tamanho da UPA”, além das reformas que vem realizando nas UBS do Campo Belo, Cohabs 1 e 2, e também a construção de outra UBS na Cohab 4, interligando com o bairro Santa Ifigênia.

600 CASAS PARA POBRES, SEM CDHU OU MINHA CASA

Para 2022, o prefeito Fernando Cunha anuncia o seu “grande projeto habitacional de baixa renda, serão 600 lotes para casas realmente populares” para, segundo ele “atender o pobre, fugir de prestações, por isso haverá um debate com o legislativo e com a comunidade sobre a melhor forma para atender esse mais pobre, uma vez que caminhos tradicionais como CDHU, Minha casa Minha vida, oferecem dificuldades para quem realmente não pode pagar uma casa popular”, assinala.

REINICIAR OBRAS DA ETA

Também no mês de janeiro o prefeito quer iniciar obras para interligar a Estação de Tratamento de Água, atrás da Fido, com as Cohabs que sempre sofrem com falta de água, interligando assim até o Recinto do Folclore, “já que o poço profundo e as redes não estão chegando a esses bairros”.

REFORMAR POSTO PETROBRÁS PARA MAIS ÁGUA

Ainda na questão do abastecimento de água, o prefeito Fernando Cunha, em janeiro, pretende licitar obras para reforma do posto Petrobras que, durante cerca de duas décadas, abasteceu o parque aquático Thermas dos Laranjais. Essa obra custará em torno de três milhões de reais, já que um novo poço não sai por menos de 10 milhões de reais, “daí haverá o fornecimento maciço de água para bairros que sempre estão com a falta do produto”.

ALIMENTAÇÃO POPULAR: ALMOÇO E JANTAR BALANCEADOS

Ainda com planejamento para “os mais pobres de Olímpia”, o prefeito Fernando Cunha anuncia na entrevista “um grande projeto de alimentação popular”, que, segundo ele “não se trata de fornecer um sopão e sim um marmitex para almoço e jantar, alimentação balanceada”, por isso pediu à Secretaria de Assistência Social um estudo sobre o melhor caminho para concretizar esse projeto. Segundo o prefeito, o projeto Bom Prato do governo de São Paulo não atende a todos, “é mais um subsídio para o trabalhador, por exemplo, e não atende os mais pobres”. Ele afirma claramente que “não vai admitir que em Olímpia nenhum cidadão ou família passe fome”.

CONDOMÍNIO CDHU PARA 28 CASAIS DE IDOSOS POBRES

Outro “grande projeto para 2022”, segundo anuncia o prefeito Fernando Cunha na entrevista, será a viabilidade do condomínio gratuito para 28 casais de idosos previamente selecionados pela Assistência Social, denominado Vida Longa do governo do Estado de São Paulo e que a CDHU construirá essas 28 casas totalmente gratuitas, propriedades da prefeitura cedidas para quem não pode pagar.

PRÉDIO DA VELHA GUARDA PARA AMPLIAR ETEC

Com a pujança econômica em desenvolvimento crescente, o prefeito está em tratativas para desapropriar o prédio da Velha Guarda a fim de que a ETEC “Professor José Carlos Seno” possa dobrar a sua capacidade de cursos e de alunos voltados para formação técnica, principalmente do comércio e do turismo. Segundo ele, a prefeitura poderá oferecer um outro prédio ou local para Velha Guarda e, assim, a ETEC “estará bem servida”.

E O GRANDE SONHO: AEROPORTO INTERNACIONAL

Finalmente, em 2022 o prefeito Fernando Cunha pretende dar continuidade ao “grande sonho” que é o Aeroporto Internacional “para servir todo o interior paulista, principalmente a região norte do estado de São Paulo”. Sempre buscando a parceria privada, já que o governador João Doria deixou ‘bem claro’ que não há dinheiro público sem a parceria privada.

COMO FICAM AUTARQUIAS PRODEM E DAEMO?

Como uma última pergunta, o Diário de Olímpia quis saber como ficam as autarquias Prodem e Daemo em 2022. Fernando Cunha disse que a Prodem “já é um assunto em liquidação e que os funcionários serão reaproveitados nas empresas de terceirização, havendo a aposentadoria de cerca de 25 a 30 servidores e a contratação por essas empresas em um número expressivos em cerca de 120 trabalhadores”.

NOVA SECRETARIA PARA NOVAS FUNÇÕES SEM PRODEM

Para tanto, será criada uma nova Secretaria Municipal já no começo do ano: a Secretaria de Segurança, Mobilidade e Transporte Urbano, envolvendo a zona azul, a futura guarda civil municipal, serviços de táxi, coletivo e outros.

DAEMO: FEVEREIRO ABRE O DEBATE PARA O SEU DESTINO

Quanto ao Daemo, já em fevereiro o prefeito pretende abrir o debate para cumprir o que diz o novo marco regulatório do saneamento básico brasileiro, cujo relator foi o deputado federal Geninho Zuliani na Câmara dos deputados, em Brasília. Ou seja, o caminho apontado pela nova legislação brasileira é a concessão dos serviços e que a gestão ainda fique sob controle total da prefeitura, inclusive quanto a tarifação.

OU CONSÓRCIO, OU CONCESSÃO, OU FICA SEM VERBAS

Como determina a nova legislação, a prefeitura até poderá continuar gerindo a empresa de água e esgoto, porém não terá a sua disposição recursos estaduais e federais para investimentos e o prefeito ressalta que “a tarifa de água não cobre investimentos e o serviço nesse sentido é muito precário, por isso a constante falta de água em diversos bairros da cidade”.

Uma outra solução para o Daemo seria que a empresa aderisse às duas regiões de saneamento do Estado de São Paulo, seja em Franca ou Ribeirão Preto, praticamente entregando a autarquia para esses consórcios, o que para o prefeito Fernando Cunha não é o ideal.

TARIFA QUEM DECIDE É A PREFEITURA

Cunha deixa bem claro que “a iniciativa privada tem que garantir a água e esgoto inclusive os investimentos, e que não é necessário o temor de que a tarifa seja cara, uma vez que esta estará sob controle da prefeitura”.

O prefeito reconhece que a autarquia de água e esgoto “atualmente dê lucro, porém não resolve problemas constantes e os caros investimentos necessários em toda a malha viária desse abastecimento e do tratamento de esgoto”, e mais, segundo ele, “a autarquia opera precariamente, falta água para todos os lados”.

LEGISLATIVO, INÍCIO DO ANO: SEM PAIXÕES

Fernando disse que vai colocar “imediatamente no início do ano esse assunto em debate para o legislativo”, e quer que seja tratado “sem paixões”, pois segundo ele será “inevitável esse caminho mesmo que daqui 2 ou 3 anos”.

Ele resume em uma frase: “a população quer água tratada, esgoto e menor preço possível e isso iremos perseguir até o final”.

QUEM CHEGAR CEDO, SAI GANHANDO

Ele disse que em Administração Pública, e até na Privada, “não se pode perder um só dia, e quem chegar cedo”, segundo ele, “vai beber água fresca e limpa, vai pegar as melhores empresas, e os melhores negócios em benefício de todos”.

MENSAGEM DE FIM DE ANO: R$ 100 MI EM INVESTIMENTOS

Por fim, ao enviar a sua mensagem de fim de ano através da entrevista exclusiva do Diário, o prefeito disse que saiu de 20 a 30 milhões em investimentos para alcançar em 2022 cerca de 100 milhões, “sempre fazendo o melhor e mais barato” segundo ele, e voltou a frisar que “o turista vem para ser feliz 4 dias em Olímpia”, mas ele “tem que fazer olimpiense feliz o ano todo”, e concluiu rogando que “Deus continue protegendo a nossa cidade em 2022”.