A autarquia Daemo Ambiental informa que, por falta de energia elétrica em algumas regiões da cidade, após forte ventania no final de tarde desse domingo (26), cerca de dez bairros poderão ter o abastecimento de água prejudicado. Muitas árvores também foram praticamente ‘arrancadas’ do solo pelo forte vendaval. O vendaval de areia ocorreu por causa do encontro de ventos fortes e uma área seca, segundo meteorologistas, como registrado em Franca (SP):

Uma tempestade de areia tomou conta de cidades do interior de São Paulo, no fim da tarde deste domingo. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos, Olímpia e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira. Também há registro de tempestade de areia no interior de Minas Gerais.

Árvore foi arrancada de uma vez na Avenida Andrade e Silva, felizmente sem danos materiais ou vítimas

O aumento da umidade na região provocou a geração de nuvens do tipo Cumulonimbus, capazes de gerar granizo e vento forte.

Segundo nota distribuída à imprensa, o Daemo já solicitou o reparo imediato para a CPFL e aguarda o restabelecimento.

Os bairros que podem ser atingidos com o problema são: Quinta da Colina, Vida Nova Olímpia, Viva Olímpia, Morada Verde, Cisoto, São Domingos, Harmonia, Jardim Paulista e Cohab I e II.

Em nota à imprensa, a autarquia “lamenta os transtornos e ressalta que a energia elétrica é fundamental para o pleno funcionamento dos poços”. No vídeo abaixo, os novos bairros ficaram cobertos pela terra na hora do vendaval:

QUEDAS DE ÁRVORES

Segundo o Corpo de Bombeiros, que ainda está a campo em diversas partes da cidade, os casos mais recorrentes durante o vendaval desta tarde foram quedas de árvores. Felizmente, ainda não foram registrados casos mais graves.

TEMPESTADE DE AREIA

Em média, são registradas pelos institutos de meteorologia rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo. Mas neste fim de semana a velocidade dos ventos foi muito superior. O Aeroporto de Ribeirão Preto chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva.

Outros pontos foram atingidos, como a Pizza do Chef, na Av. Waldemar Lopes Ferraz. Uma árvore caiu e, por isso, interrompeu a energia. O estabelecimento só retornará às atividades na terça (28), segundo o chef Gabriel Augusto.

A ocorrência também foi registrada em boa parte do interior paulista, como em Franca:

Em Catanduva, a chuva forte durou cerca de 40 minutos e provocou a queda de aproximadamente 40 árvores na cidade. Não há registros de desabrigados ou desalojados.

Postes de energia elétrica também ficaram danificados pela força do vento e chuva.

PREVISÃO DO TEMPO: TEMPO SE MANTÉM INSTÁVEL

Os radares do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, fazem a previsão do tempo para esta segunda-feira (27): “A condição de instabilidade permanece sobre o estado de São Paulo, com sol entre nuvens e pancadas de chuva durante a tarde, principalmente nos setores norte e leste do estado, onde a nebulosidade estará mais acentuada. Temperaturas estáveis”.

O tempo promete melhorar a terça (28) e quarta-feira (29), segundo o IPMET/Unesp: “Tempo estável, com poucas nuvens, sem previsão de chuva para o Estado de São Paulo”.