A autarquia Daemo Ambiental realizou, no último mês, a campanha para a destinação correta de resíduos eletroeletrônicos. Segundo o balanço, divulgado nesta semana, fora recolhidos mais de 600 quilos de materiais.

A ação faz parte do Programa Município Verde Azul e foi realizada também nos municípios de Paraíso, Severínia, Embaúba, Cajobi, Novais e Monte Azul. O objetivo da campanha é conscientizar e incentivar a população a fazer o descarte correto.

Todos os materiais coletados, como celulares, computadores, televisores, vídeo cassetes, vídeo games, máquinas fotográficas, pilhas e baterias, foram recolhidos pela empresa Flores Eletro Eletrônicos, que destina os resíduos para serem recuperados, para reciclagem ou para outros processos de destinação final.

O descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é de extrema importância, pois esse tipo de material, se disposto no meio ambiente de forma incorreta, causa danos ambientais relacionados com a contaminação do solo e da água, por meio de substâncias químicas potencialmente perigosas como chumbo, mercúrio, fósforo, cobre e zinco, além do plástico que é altamente tóxico ao ambiente e leva décadas para ser degradado.

O trabalho da autarquia Daemo Ambiental atende ainda o que prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que considera como resíduos especiais – aqueles que causam significativo impacto ambiental – agrotóxicos, embalagens de produtos perigosos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes (de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista) e, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Em períodos adversos aos de campanhas especiais, os eletroeletrônicos podem ser depositados, diariamente, no Ecoponto, localizado na Rua Elzon Furlan, 151, no Distrito Industrial, que fica aberto todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h.
Os Ecopontos são equipamentos públicos destinados ao recebimento voluntário de pequenos volumes de Resíduos da Construção Civil (até 1 m³), resíduos volumosos (sofás, móveis, colchão), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, animais mortos e também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here