DA REDAÇÃO — A Prefeitura de Olímpia iniciou a instalação de caçambas em áreas críticas da cidade para conter o descarte irregular de lixo. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, tem como foco facilitar o descarte correto por parte dos moradores, evitar a proliferação de resíduos espalhados e proteger o lençol freático.

As caçambas já foram colocadas em regiões como os bairros Colorado, Amélia Dionísio, Jardim Botânico, Quinta das Aroeiras e nas saídas do Matadouro e da Prainha, pontos frequentemente afetados pelo acúmulo de lixo. A medida, no entanto, tem restrições: não é permitido descartar resíduos de poda, restos de construção ou animais mortos nesses locais.

De acordo com a Prefeitura, “a iniciativa busca organizar a coleta de resíduos e coibir práticas que violam o Código de Posturas, que proíbe o descarte inadequado de lixo em vias públicas”. A administração também avalia “a implantação de novos Ecopontos para ampliar as opções de descarte regular de materiais maiores e específicos”.

Hoje, Olímpia possui um Ecoponto em funcionamento na Rua Elzon Furlan, 151, no Distrito Industrial. No local, os moradores podem entregar resíduos da construção civil em pequena escala, móveis velhos, colchões, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, baterias, animais mortos e recicláveis como papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha. O serviço funciona todos os dias, das 6h às 18h, e os materiais devem ser levados até o local pelos próprios cidadãos.