DA REDAÇÃO — Com o avanço da estiagem no Noroeste Paulista, a Prefeitura de Olímpia emitiu um alerta à população sobre os riscos das queimadas urbanas e rurais. O período seco, marcado pela baixa umidade do ar e ausência de chuvas, aumenta os focos de incêndio, afetando diretamente o meio ambiente e a saúde da população.

A Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente reforça que a queima de lixo, entulho e vegetação seca é uma prática proibida por lei. Além de contribuir para a poluição do ar, as queimadas intensificam os casos de doenças respiratórias, sobretudo em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Mesmo realizadas com a intenção de “limpeza”, queimadas em áreas urbanas são consideradas crime ambiental, conforme estabelece a Lei Municipal nº 4.076/2016. Quem for flagrado pode ser multado.

As denúncias podem ser registradas pelos canais oficiais da Ouvidoria pelo telefone 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br, além dos contatos diretos com a Secretaria de Zeladoria, no número (17) 3281-6252, ou com a Defesa Civil, pelo 199.

Para queimadas em zona rural, a responsabilidade pela fiscalização é da Polícia Ambiental, e denúncias devem ser feitas pelo 0800 132060. Em casos de fogo ativo, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.