Olímpia registrou no mês passado, agosto, o menor número de casos e óbitos confirmados de Covid-19, o SARS-COV2, originário do novo coronavírus, segundo dados oficiais divulgados hoje (1º) no Boletim Epidemiológico da Saúde local.

Assim, o município contabilizou 270 novos casos no último mês, o que representa uma média diária de 8,70, e oito óbitos registrados via SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade do SUS.

Os números representam uma queda de mais de 80% em casos e óbitos em relação ao mês de março deste ano, considerado o pico de toda a pandemia no município, quando foram registrados 1.535 casos e 43 mortes.

Os atendimentos no Serviço de Referência em Síndrome Gripal também foram os menores contabilizados neste ano, com 729 no total, além de 494 coletas de SWAB e 40 testes rápidos, ao longo do mês de agosto, uma queda de 74,5% nos atendimentos em relação a março, justificando ainda a suspensão do serviço aos finais de semana devido à diminuição da demanda.

Também foi em agosto passado que a Santa Casa de Misericórdia teve o melhor índice de internações em leitos de UTI Covid desde janeiro, chegando a contar com apenas cinco pacientes internados na ala intensiva (20% de ocupação).

A Saúde avalia que esses índices dizem respeito ao avanço da vacinação que já conta com mais de 64 mil doses aplicadas no total, sendo cerca de 95% da população adulta imunizada e mais de 50% com o esquema vacinal completo.