DA REDAÇÃO — A Tereos, que atua na região noroeste de São Paulo, está crescendo no fornecimento direto de energia elétrica para comércios e pequenas indústrias. Em pouco mais de um ano, a empresa já fornece energia para mais de 100 estabelecimentos e quer multiplicar esse número por dez até 2027.
A energia vem da biomassa da cana-de-açúcar, um processo que aproveita restos da planta. Esse tipo de energia, além de não poluir, pode custar até 40% menos para quem contrata. A empresa passou a atuar nesse setor após receber autorização do órgão regulador do setor elétrico.
Hoje, a Tereos já gera energia suficiente para suas próprias fábricas e ainda envia parte dela para o sistema nacional. Só na safra 2024/2025, foram 1.600 GWh produzidos, com 60% sendo vendidos ou doados para a rede elétrica do país.
Energia certificada e redução de poluição
Desde 2021, a empresa tem uma certificação internacional que garante que sua energia é de fonte renovável. Isso permite que ela venda créditos de energia sustentável, usados por empresas para compensar o uso de energia poluente.
Já foram vendidos 450 mil créditos, o que ajudou a compensar a emissão de mais de 20 mil toneladas de gás carbônico. Isso equivale ao plantio de cerca de 800 mil árvores.
“Temos investido cada vez mais nesse setor. Queremos ajudar na mudança para uma energia mais limpa, com menos impacto no meio ambiente”, disse Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
A empresa também tem fornecido energia limpa para grandes eventos, como os festivais João Rock e Coala, além da Oktoberfest, em São Paulo e Blumenau. Casas de shows, como o Espaço Unimed, também usam a energia da Tereos.