A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das maiores empresas do setor sucroenergético brasileiro, vai realizar, nesta quarta (16) , a doação de 2090 peças de sucata eletrônica à Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto (Cooperlagos).

São monitores, teclados, mouses, CPUs, impressoras, placas de vídeos, celulares, nobreak, estabilizadores, entre outros materiais que serão descartados de maneira adequada e reciclados. O volume soma resíduos de todas as unidades da empresa durante o período de 2012 a 2017. 

De acordo com Roberto Perosa, Relações Institucionais da Tereos, a sustentabilidade é um dos pilares de atuação da empresa.

“Realizamos essa doação desde o ano de 2010, quando conhecemos o trabalho desenvolvido pelos cooperados da Cooperlagos. Essa ação faz parte do nosso compromisso de responsabilidade socioambiental. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, estamos estimulando o desenvolvimento da cooperativa”, acrescenta.

Segundo Tereza Marta Pagliotto, coordenadora e assistente social da Cooperlagos, a doação da Tereos é de extrema importância e significa um ganho socioambiental. “Os equipamentos receberão tratamento adequado. Quando há a separação das peças não existe risco de contaminação para o cooperado e nem para o meio ambiente”, afirma.

Na cooperativa, o e-lixo é encaminhado para a oficina especializada para separação. As peças em funcionamento ou recicláveis são comercializados para as empresas licenciadas de manutenção de tecnologia da informação para o reaproveitamento, já as que não têm mais desempenho são levadas para o processo de descontaminação e transformação. Todo o dinheiro advindo da venda dos resíduos é partilhado entre os 63 trabalhadores cooperados.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão de longo prazo. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos é formado por 12 mil produtores cooperados, com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 23.000 colaboradores em 16 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2016/17, o grupo obteve uma receita de 4,8 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar e Energia Brasil – detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar – concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade). Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trade e, além de São Paulo, possui escritórios em Nova Deli (Índia), Nairóbi (Quênia) e Cingapura, além de Genebra (Suíça), onde se encontra a sede das operações.

Serviço

  • Doação de sucata eletrônica
  • Data: 16 de agosto de 2017
  • Horário: 8 horas
  • Local: Cooperlagos – São José do Rio Preto
  • Endereço: Av.: Cenobelino de Barro Serra, 1392 – Parque Industrial (barracão da CATI)