O Festival Experiência Gastronômica, em andamento até 9 de setembro, em Rio Preto, adota medidas sustentáveis por meio de uma colaboração com a Tereos, empresa atuante na produção de açúcar, etanol e bioenergia. As emissões de carbono resultantes do consumo de energia elétrica dos 17 restaurantes participantes serão compensadas com créditos de energia renovável.

Os créditos de energia são obtidos através da certificação I-REC, um sistema reconhecido em aproximadamente 70 países que atesta a geração de energia limpa. A Tereos obteve essa certificação em 2021, assegurando que sua produção de energia elétrica provém de fontes renováveis, especificamente da biomassa da cana-de-açúcar.

O evento, que ocorre pela primeira vez em Rio Preto, apresenta cardápios exclusivos compostos por entrada, prato principal e sobremesa. Entre os restaurantes participantes estão A Donna Polenta, Blue Jasmin, Barbecue Restaurantes, Bocacci Cantina Italiana, Don León, El Toro, L’Entrecotê de Paris, L’osteria, Nonno Cozinha Ítalo-Brasileira, Salsa Rooftop, Yuumei Sushi Lounge, Jangada, A Tasca dos Pais Pois, Dai, Brasa e Viola, Babaganuch e Santa Madonna.

Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, destacou que os acordos para o uso de energia renovável em eventos são parte dos compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa. Ele mencionou que a Tereos já havia implementado práticas sustentáveis no Rio Preto Country Bulls deste ano.

Iniciativas Anteriores

A Tereos tem histórico de parcerias em créditos de energia renovável e já colaborou com diversos eventos, incluindo o festival João Rock, Coala Festival, São Paulo Oktoberfest, Camarote Brahma do Carnaval de São Paulo e o evento de 50 anos do GP de Fórmula 1 no Brasil. Este ano, a empresa também participou do Festival Folclórico de Parintins.