Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional do Ouvidor. A data nasceu de uma lei aprovada pelo Senado em 2012. A data faz referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995. A Ouvidoria da Prefeitura de Olímpia, criada em 2018, somente de janeiro a hoje (16), recebeu 557 chamados. Por dia, são de 10 a 15 ligações no ‘E-Ouve’.

Nesses quase quatro anos de atuação, a Ouvidora da Prefeitura atendeu 5.854 chamadas dos cidadãos.

Ela foi criada com o objetivo de ampliar os canais de comunicação da população com a Administração Municipal e facilitar a resolução ou encaminhamento de demandas, já registrou, portanto, cerca de 6 mil atendimentos nos mais variados assuntos e Secretarias desde a sua criação.

Em funcionamento desde maio de 2018, atendendo a uma proposta do prefeito Fernando Cunha, o “E-Ouve” registrou somente neste ano 557 manifestações de cidadãos. O levantamento traz como principais demandas da população: notificações de limpeza de terrenos particulares, causa animal, fiscalização, iluminação, poda de árvore, atendimentos em saúde, tapa-buracos, sinalização de trânsito, controle de endemias, limpeza urbana, entre outros assuntos, sendo que a região central registra o maior número de solicitações.

O atendimento da Ouvidoria pode ser feito pelo telefone 162, e-mail, presencialmente ou pelo site. Por meio dos canais de atendimento, o cidadão pode registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e dúvidas.

O “E-Ouve” é um servidor que possibilita ao cidadão cadastrar sua solicitação online, por meio do Portal da Prefeitura, aba à direita. No requerimento, podem ser especificados a área, o setor, o assunto e até com a possibilidade de enviar fotos, tudo com a finalidade de agilizar o processo de resolução, podendo o morador acompanhar ainda o status de sua demanda.

O acesso ao sistema também está disponível para smartphones, podendo baixar o aplicativo do E-Ouve pela loja virtual.

SERVIÇO

A divisão de Ouvidoria está localizada no prédio do Gabinete Executivo, na Praça Rui Barbosa, 54 – Centro. O telefone de contato é (17) 3279-2727 ou pelo 162.

Atualmente o Ouvidor do município é o servidor Alexandre Gossen e composta por uma equipe de cinco servidores, sob coordenação da Chefia de Gabinete do Prefeito.