A Estância Turística de Olímpia terá no proximo dia 10 o início de uma nova Feira Livre que tem como objetivo fornecer mais lazer à população e aos turistas, bem como melhorar a infraestrutura para os feirantes. A feira permanecerá na Avenida Andrade e Silva, nos horários das 7h às 12h, aos domingos, e trará a comercialização de hortifrutis, alimentos e artesanatos em geral.

Olímpia já teve várias experiências frustradas de feira livre. A esperança é que, desta vez, haja adesões e que vire um hábito saudável, doravante.

Os interessados em participar desta nova feira devem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria para realizar a regulamentação como feirante, bem como conhecer a legislação vigente no município para o exercício da atividade. Na Secretaria, o feirante terá o aporte necessário como instruções da nova feira e também terá ciência da futura Associação de Feirantes que está sendo elaborada, tendo como um dos responsáveis Joaquim Carlos da Cruz.

Flávio Vedovato, Diretor de Comércio e Indústria e Presidente da ACIO (Associação Comercial, Industrial de Olímpia), explica que há a realização de duas feiras (no Jardim Santa Rita e na Avenida Andrade e Silva), porém a primeira a ser regulamentada é a da região central e isto trará benefícios aos feirantes.

“Hoje não temos feiras com grandes atrativos. Precisamos agregar valores as necessidades do olimpiense e do turista. Então, organizamos as tratativas na secretaria para facilitar as iniciativas do grupo de feirantes, além disso, a Prefeitura fornece um suporte estrutural e a ACIO trabalha o auxílio técnico com o Sebrae. A secretaria tem uma equipe para auxiliar os feirantes bem como pode solicitar convênios com o Sebrae”, ressalta Flávio.

Quanto à infraestrutura, Joaquim explica que foi solicitado à Prefeitura o fechamento da avenida, bem como a demarcação dos locais nos quais as barracas estarão dispostas e fornecimento de energia elétrica. “Com relação às barracas, cada feirante deve montar e possuir a sua estrutura”, aponta Joaquim. 

Ele também ressalta que mesmo os já cadastrados anteriormente como feirante precisam comparecer à Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria para atualizar o cadastro e participar desta nova Feira Livre.

Os interessados em participar da feira devem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria para obter mais informações. “A ideia é das melhores. Ajudar o município e auxiliar as pessoas que precisam trabalhar”, finaliza o responsável pela organização da nova feira, Joaquim Carlos da Cruz.
 

Secretaria de Turismo

 
            A Feira Livre também recebe o apoio da Secretaria de Turismo. Na última sexta-feira, 18, representantes da secretaria reuniram-se com os organizadores da feira para discutir o apoio necessário para a divulgação da mesma. Estiveram presentes Rodrigo Marini, Diretor de Suporte aos Atrativos Turísticos; Paulo Duarte, Diretor de Atendimento ao Turista; Cristina Prado Rodrigues, Turismóloga; Flávio Vedovato, Diretor de Comércio e Indústria da Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria e Presidente da ACIO e Joaquim Carlos da Cruz, organizador da Feira Livre de Olímpia.

            No encontro foi explicado como será o funcionamento da feira. “A Secretaria de Turismo dará todo o apoio necessário à Feira Livre. Também vamos colaborar na divulgação da mesma junto às empresas do setor de Turismo de Olímpia”, disse o secretário de Turismo Beto Puttini.