A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informou que a morte de peixes registrada no córrego Olhos D’Água, localizado na Avenida Aurora Forti Neves, foi causada pela baixa concentração de oxigênio na água. Segundo a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, a redução no nível de oxigênio é consequência direta da prolongada estiagem que atinge a cidade.
De acordo com a Prefeitura, a falta de chuvas diminuiu significativamente o nível de água no córrego, afetando o habitat dos peixes. Em resposta ao incidente, uma força-tarefa foi montada para a retirada de vegetação acumulada, lixo, outros resíduos e dos peixes mortos. “Estamos agindo rapidamente para minimizar os efeitos da seca”, informou a secretaria responsável.
A Prefeitura acrescentou que, previamente, foram construídas pequenas barreiras de contenção ao longo do córrego para manter um nível hídrico mínimo, com o objetivo de prevenir a mortandade de peixes.
No entanto, segundo o município, “a seca de 2024 está entre as mais severas já registradas no país, o que dificultou o controle da situação”.