Mutirão de Limpeza passa pelas Cohabs 1 e 2 nesta quinta. Saiba como
Coleta ocorre das 8h às 16h e prioriza áreas com maior número de criadouros da dengue

DA REDAÇÃO — A próxima etapa do Mutirão de Limpeza será realizada nesta quinta-feira, 13 de novembro, nos bairros COHAB I e II, com equipes percorrendo as ruas para recolher materiais que possam acumular água e favorecer criadouros do Aedes aegypti.
A ação ocorre das 8h às 16h e integra o cronograma que se estende até dezembro, conduzido por equipes de combate às endemias em parceria com Saúde, Zeladoria, Meio Ambiente e Obras, Engenharia e Infraestrutura.
O que será recolhido
Os moradores podem descartar móveis antigos, madeiras, plásticos, tambores, garrafas e outros objetos que acumulam água. O material deve ser deixado na calçada no primeiro dia da passagem das equipes. Se o morador estiver ausente, os objetos podem ser colocados do lado de fora da residência.
Lojinha do DiárioProdutos que indicamosVer a lojinhaNão serão recolhidos entulhos de construção civil, resíduos de poda nem eletrodomésticos.

Bairros estão entre os mais críticos
Segundo o setor de Combate às Endemias, COHAB I e II foram definidos como áreas prioritárias por apresentarem grande concentração de criadouros identificados pelos agentes e registros recentes de casos de dengue. A divulgação nos bairros será reforçada por carro de som.
Na primeira fase do mutirão, nos bairros Jardim Alvorada, Campo Belo e Jardim Santa Fé, foram retirados 22 caminhões de materiais, somando cerca de 38 mil quilos.
Orientação casa a casa e alerta para escorpiões
Além da coleta, os agentes orientam moradores sobre organização dos quintais e eliminação de locais que acumulam água. O trabalho também previne a presença de escorpiões, mais frequentes no período quente e chuvoso.
A Secretaria de Saúde mantém desde o início do ano uma Sala de Situação com representantes de diferentes setores, responsável por planejar e acompanhar as ações preventivas.
Outras ações em andamento
O mutirão integra o conjunto de medidas de combate ao mosquito. No último sábado ocorreu o Dia D de Combate à Dengue, na Praça da Matriz. Nesta semana, equipes realizaram palestra no Centro de Convivência do Idoso e ampliaram visitas rotineiras a residências.
Com a chegada das chuvas, as equipes reforçam o alerta para a necessidade de colaboração dos moradores em todas as regiões da cidade.



















