Um ato cívico com hasteamento das bandeiras, música e bênçãos marcou, na manhã desta quinta-feira (2), os 114 anos de muita história, tradições e pioneirismo da Estância Turística de Olímpia. A Praça Matriz de São João Batista foi palco da solenidade e o Diário de Olímpia, mais uma vez, transmitiu com exclusividade ao vivo, gerando mais de 2 mil visualizações naquele momento (assista ao final desta matéria).

IMG_9355

Promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Governo, o evento contou com a participação dos secretários municipais, vereadores da Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, servidores municipais, Bombeiros Mirins, Desbravadores Pedras Preciosas e sociedade civil. A cerimônia também foi prestigiada pelo prefeito de Altair, Antônio Padron.

O início da solenidade foi marcado pela apresentação dos Desbravadores Pedras Preciosas e, na sequência, houve o hasteamento das bandeiras, conduzido pelo prefeito Fernando Cunha, o presidente da Câmara, Gustavo Pimenta e o capitão da Polícia Militar, Vinícius Cláudio Zopellari, acompanhado de três bombeiros mirins. O Hino Nacional foi executado pela Banda Regimental da Polícia Militar de Ribeirão Preto e, na sequência, os presentes entoaram o Hino a Olímpia.

DSC_0682

Ao padre José Antônio Quissoto, pároco da Igreja Matriz, coube as bênçãos sobre os presentes e o município. “Hoje, nós estamos aqui para agradecer e nos colocar como verdadeiros cooperadores deste lugar. Um é que planta, outro é que rega, mas é Deus quem dá o crescimento. Então, que Ele tome conta da nossa vida e abençoe nossa cidade. Num mundo em que hoje, infelizmente, países estão fechando nossas fronteiras, a nossa cidade é chamada a abrir as suas portas para receber aquele que chega. Ela tem que ser sempre uma cidade hospitaleira e hospitalidade não vem só através do serviço, do trabalho, mas vem através do nosso sorriso, do nosso aconchego, do nosso carinho, das pessoas que acolhem. Então que nós possamos carregar em nossos ombros essa grande responsabilidade, que é o presente que damos à nossa comunidade”, declarou.

DSC_0656

Durante discurso, o prefeito Fernando Cunha fez um breve relato sobre a história da cidade e ressaltou o desenvolvimento do município. “Olímpia, hoje, chama a atenção do Estado e do país todo e é importante que nós tenhamos consciência disso. Olímpia é tida como uma cidade acolhedora, segura, agradável e, que assim prosseguindo, nós teremos a continuidade do avanço enorme do crescimento econômico, mas também do crescimento da qualidade de vida da nossa população. Nós, à frente da prefeitura, temos esse compromisso de impulsionar o turismo, mas zelar pela qualidade de vida da nossa cidade, criando melhor infraestrutura e oferecendo melhores serviços. Olímpia tem um futuro brilhante, que está sendo construído hoje, nesses 114 anos, e nós iremos comemorar em muitos outros anos com uma cidade muito melhor”.

IMG_9369

Após os discursos, a Banda Regimental da Polícia Militar do Estado de São Paulo encerrou o ato, animando o público presente. No local, a secretaria de Saúde também desenvolveu ações como a conscientização em relação ao combate à dengue e à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

DSC_0803

SHOW EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO

Nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, a continuidade da festa ficará por conta da dupla sertaneja Maria Cecília & Rodolfo, no Recinto do Folclore. A entrada será um quilo de alimento não perecível e toda arrecadação será destinada às entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

HISTÓRIA

A Estância Turística de Olímpia foi fundada em 2 de março de 1903, após a doação de 100 alqueires de terras para a constituição do Patrimônio de São João Batista dos Olhos D´Água. A escritura foi lavrada, naquele dia, no Cartório do 1º Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada em 9 de julho de 1903. O nome “Olímpia” é uma homenagem do engenheiro Dr. Robert Reid, um dos fundadores do município, à sua afilhada, Maria Olímpia, filha de Dr. Antônio Olímpio Rodrigues Vieira.

Atualmente, a cidade possui cerca de 53.700 habitantes e é considerada a Capital do Folclore e em um dos polos turísticos mais importantes do Estado de São Paulo, tendo recebido em 2014 o título de Estância Turística, outorgado pelo governador Geraldo Alckmin.

LIVE DO DIÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here