DA REDAÇÃO — A Estância Turística de Olímpia realiza hoje, às 16h, na sede da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, ao lado do Fórum, a cerimônia de posse dos cinco novos membros do Conselho Tutelar, eleitos em outubro último. O evento em Olímpia acontece simultaneamente com a posse de cerca de 30 mil conselheiros tutelares em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Os conselheiros tutelares eleitos em Olímpia são Rosangela Barbosa (557 votos), Sidiclei Antônio Torres (371 votos), Vanessa Montanhani (340 votos), Rosangela Inacio Salomão (325 votos) e Ana Rita de Souza Fonseca Eugênio (256 votos).

Os suplentes incluem Patrícia Cezário, Regiane Rodrigues Correa Ferezin, Solange Regina Alves Pereira Victorelli, Paulo Cesar de Barcellos Pereira e Lucas dos Santos Nascimento. Ao todo, 3.617 eleitores participaram da votação, que contou com urnas eletrônicas instaladas em diferentes locais da cidade.

URNAS ELETRÔNICAS

As eleições de outubro marcaram a primeira utilização de urnas eletrônicas em todo o território nacional, fruto de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mobilização resultou em uma participação significativa de mais de 3 milhões de eleitores, um aumento de 25,8% em relação ao pleito de 2019 nas capitais do país.

Os conselheiros tutelares são responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para protegê-los, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Olímpia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informa que os prazos para impugnação do resultado das eleições estão abertos, e qualquer pessoa com prova de fraude pode apresentar sua contestação na Sala dos Conselhos, localizada na Rua Conselheiro Antônio Prado, 307 – Centro.