Na quarta-feira (7), comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil e os 200 anos do marco será celebrado na Estância Turística de Olímpia apenas com um ato cívico, a partir das 9h, na Praça Rui Barbosa, entorno do Coreto.

O ato irá reunir autoridades, as forças de segurança locais, como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, servidores municipais e sociedade civil, promovendo o Hasteamento das Bandeiras e uma breve cerimônia.

A data é tradicionalmente celebrada em Olímpia com a realização do Desfile Cívico, que conta com a participação das escolas, clubes de serviços, forças de segurança, entidades, entre outros envolvidos.

Em 2020 e 2021, o evento não ocorreu devido à pandemia. Agora, em 2022, havia a previsão de ser realizado, no entanto, optou-se pelo ato cívico mais breve e simbólico tendo em vista o ato político de apoio a um candidato à Presidência que vem sendo convocado para a data, em todo o país, e que, no município, vem ganhando força de militantes, inclusive com a intenção de utilizar o Desfile para manifestos políticos.

Desta forma, a atual gestão decidiu não promover o desfile a fim de não se envolver, principalmente com a participação de crianças e alunos da rede municipal, em manifestações político-partidárias, e visando garantir a segurança da população presente.