DA REDAÇÃO — Na última quarta-feira (21), realizou-se na Faer/Uniesp uma dissertação e oficina sobre o Haiku, da cultura japonesa, vida do escritor e filosofo Matsuo Basho, parte integrante da Semana Acadêmica do Curso de Letras. Conforme noticiado pelo Diário, a palestra e oficina ficam a cargo da professora e poeta Guisela Noemi Montoya Poblete. Ela ofereceu aos alunos e convidados conhecimentos e experiências vivenciados através de uma dinâmica exposição.

DSCF8114

A sala de aula foi transformada em um espaço interdisciplinar de aprendizagem, com técnicas  pedagógicas, recursos tecnológicos, elementos naturais, dramatização, poesia e dinâmicas de grupo.

DSCF8120

DSCF8122-001“Tivemos um público interessado e interativo, considerando que sempre será um mecanismo participativo e importante, sobretudo tendo a cooperação de todos os atores”, disse Guisela a respeito do evento.

Ela explicou, ainda, que se valeu do método TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) “como potencializador da interdiciplinanariedade no ensino-aprendizagem, tendo em conta que as TICs correspondem aos recursos que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos”.

DSCF8156A palestra e a dinâmica ocorreram também ao ar livre, em um espaço verde, com uso de cartolinas, balões, e com o símbolo do Japão, que é o crisântemo.

DSCF8170

“A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta, assim, justamente utilize esta metáfora para explicar o haiku”, contou Guisela.

DSCF8205---CópiaPara ela, a cerejeira tem um belo significado: “Esta  linda flor tem diferentes tonalidades de rosa, cerejeira em japonês é Sakura, significa a beleza feminina e simboliza o amor, felicidade, a renovação e a esperança. Eles comparam a floração da cerejeira, Sakura, com a vida, por ser  bela, porém de curta existência”.

DSCF8196O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).

DSCF8214

DSCF8154Guisela agradece à Faer/Uniesp pelo apoio à cultura, aos alunos de Letras, e aos visitantes, como o Frei Nivaldo Pascualin, Genival Miranda, Lucy Pompeo, Edina Fátima da Silva e sua neta Eduarda, Solange Moreira e sua filha Giovanna Carolina Oliveira do Carmo, que caracterizou-se como uma menina japonesa, além de Luciano de Melo Escanhoela, Ivonete Cáceres, e “uma saudação especial para Patrícia Waldemar Fideyo Hatugai e Neusa Maria dos Santos Rosa Hatugay Torres, e Zalem Gomes, e demais participantes”.

E, conclui: “A vida é bela como sinfonia de um haiku”.

“La música es la ciencia del orden y eleva a todas las almas hacia lo bueno,lo justo y lo bello” (Platón)”

DSCF8204

11 COMENTÁRIOS

  1. Brillante nota y muestra genial de la labor de Guisela Montoya generosa dando conocimientos a la sociedad intentando generar marcos culturales a lo largo de su andar en todos los ámbitos. es un gusto ver el trabajo y el esfuerzo que lleva hacerlo para culturizar desde su corazón . Es inmensa su obra de difusión y muestra cultural de la poeta .
    Un gusto ver esta página .
    Enrique González Arias
    Embajador universal de la Cultura (Asoc Escritores y Gober. de Tarija Bolivia)
    Embajador Internacional de la Paz (ASOLPO)