A rede municipal de Educação de Olímpia está dando sequência ao Projeto “Carreta Literária” de incentivo à leitura. Desenvolvida pelo Programa CPFL Jovem Geração, do Instituto CPFL, em parceria com a Prefeitura, a atividade teve início em agosto e, até o momento, já percorreu 20 escolas municipais.

No total, mais de 5 mil alunos já foram beneficiados com o projeto que conta com um “book truck” com cerca de 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, além de estrutura com puffs e mesinhas. A ideia é associar a leitura a uma atividade lúdica e incentivar o “consumo e degustação” da literatura.

O equipamento móvel é levado até as escolas seguindo o cronograma da secretaria de Educação e recebendo todo o respaldo necessário do município para deslocamento e segurança do trailer.

Em alguns casos o projeto conta ainda o apoio da sociedade como, por exemplo, a EMEB Joaquim Miguel dos Santos que teve a contribuição da Paróquia São José na montagem da estrutura em área no entorno da praça para melhor acomodar os alunos.

Até o fim do ano letivo, a Carreta irá passar por mais 10 escolas, incluindo as filantrópicas e a APAE, podendo, posteriormente, ser ampliada para outras instituições com o objetivo de contribuir com a comunidade olimpiense.

Além da doação do acervo e do trailer, os educadores das escolas também contam com acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização.

Em Olímpia, o projeto está sob a responsabilidade da coordenadora técnico-pedagógica, Simoni Becerra Franco, com orientação da secretária de Educação, Dalva Coelho, e da equipe gestora da secretaria e das escolas.

“O principal objetivo é proporcionar impacto positivo na comunidade, contribuindo para a transformação da realidade das pessoas ali inseridas, incentivando os estudantes a viajar através das páginas dos livros e descobrir um mundo de oportunidades, alimentando com a leitura o corpo e a alma. Tem sido uma experiência bastante gratificante para escolas, alunos e toda a população olimpiense, agregando conhecimento e contribuindo com a formação das futuras gerações”, destacou a coordenadora do projeto, Simoni Becerra Franco.