A partir do ano letivo de 2023, a Estância Turística de Olímpia contará com uma inédita creche noturna, beneficiando pais ou responsáveis que trabalham à noite. Estudado pela atual gestão há vários meses, e até já anunciado pelo prefeito Fernando Cunha em suas redes sociais, a proposta foi aprovada pela Câmara na última segunda-feira (3) e a Lei foi publicada no Diário Oficial do Município hoje (6).

A proposta autoriza o funcionamento em horário noturno dos Centro de Educação Infantil e das Creches públicas e conveniadas. Com isso, tanto o município, incluindo a filantropia, como as instituições particulares agora podem oferecer o atendimento noturno.

De acordo com a Educação, inicialmente, o projeto será um piloto com 40 vagas disponíveis para atendimento na Creche Imaculada. O funcionamento será, das 17h30 às 23h30, destinado a crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses.

No período, serão desenvolvidas atividades lúdicas e cuidados adequados às necessidades das crianças, inclusive as com deficiência, beneficiando toda a população.

O funcionamento em horário especial servirá, exclusivamente, aos pais e responsáveis que comprovem o exercício de atividade laboral ou acadêmica no período noturno. O tempo de permanência da criança, somado o período regular (manhã ou tarde) ao noturno, não pode exceder 10 horas diárias.

Segundo a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, toda composição da equipe pedagógica e as condições necessárias ao atendimento estão a cargo da secretaria. Já o pai ou responsável pela criança atendida poderá buscá-la em qualquer horário durante o atendimento noturno mediante identificação, conforme cadastro.

O cadastro para os interessados na Creche Noturna terá início em breve e todas as informações serão divulgadas à população.

Semanas atrás, em suas redes sociais, já comemorando o feito, o prefeito postou: “Atenção e cuidado às necessidades de nossa população são as premissas do nosso trabalho. E é pensando nisso que estudamos a legalidade e, agora, vamos implantar a primeira Creche Noturna de Olímpia. A única que temos conhecimento em toda a região, e que, a partir de 2023, irá beneficiar pais que precisam trabalhar fora do horário comercial, uma realidade cada vez mais presente em nossa cidade, principalmente, devido ao crescimento do turismo. Vamos iniciar com 40 vagas para sentir a demanda e ampliar conforme for viável. Agradeço o apoio dos vereadores que não mediram esforços para concretizar mais essa ação a favor da população”.