Os professores da Secretaria da Educação de Olímpia participaram de uma viagem de enceramento do Curso Humanarte, no último dia 9, para a capital paulista, em visita ao MASP (Museu de Artes de São Paulo) e à Pinacoteca, monitorada pelo professor de História da Arte João Ricaldes (Unicamp/Escola do MASP).

O curso visou desenvolver dinâmicas de sala de aula para aprimorar a expressão oral e escrita dos alunos do Ensino Fundamental, por meio da leitura de imagens de obras-primas da arte ocidental. Além de apreciar e associar aspectos estéticos, psicológicos, históricos e pedagógicos da arte, explorando cada obra de arte. Também durante as atividades do curso, dedicou-se à construção de estratégias de leitura de imagens com as crianças, com o teste dos 30 segundos.

Realizado anualmente na Rede Municipal de Ensino de Campinas desde 2011, o curso Humanarte foi adaptado à realidade de Olímpia, colocando-se em permanente diálogo com as propostas e as práticas dos professores locais e do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, adotado no município.

3

“Além de abordar os principais períodos da História da Arte, do medieval ao moderno, houve também alguns estudos de caso, como por exemplo, a análise da figura do caipira na história do interior do Estado de São Paulo, a partir da obra do pintor ituano Almeida Jr”, explicou a coordenadora das Áreas de Arte e História, Carmem Madureira.

A coordenadora ainda ressalta que a visita foi uma oportunidade de repassar todos os períodos estudados e aprofundar os trabalhos realizados durante as aulas. “Foi antes de tudo, um momento de partilha, de ampliar o prazer do olhar e o desafio de repensar os valores humanos, o que certamente deve contribuir para a qualidade do ensino em nosso município”, elenca Carmem.

Ao final do curso, a Secretária Municipal de Educação, professora Eliana Bertoncello Monteiro, em nome de todos os participantes, presenteou o professor João Ricaldes, que já residiu em Olímpia, com trabalhos de alunos da cidade sobre o Folclore, obras do escritor Wadão Marques e uma tela do artista local Romeu Tamelini.

4